A delegação da nossa Diocese, composta por 11 pessoas, conclui a sua participação ativa no Jubileu dos Catequistas, inserido no Jubileu da Esperança, que decorreu desde o dia 26 de setembro.
O ponto alto da participação da delegação diocesana aconteceu esta manhã, na celebração da Missa presidida pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro.
A Eucaristia, antecedida pela oração do terço em honra de Nossa Senhora, reuniu mais de 60 mil catequistas e fiéis de várias partes do mundo e durante esta celebração, foram instituídos 39 ministros da catequese de diferentes países.
Neste fim de semana, participaram numa catequese na Igreja de São José, em Roma, que abordou três aspetos fundamentais da missão catequética: fundamentos, método e linguagem.
A sessão, em língua portuguesa, contou com a presença de catequistas do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal, e foi conduzida por Dom Leonardo, Arcebispo de Santa Maria, no Brasil.
De acordo com José Maria, catequista da Paróquia de São José, que participa neste Jubileu ao lado de sua esposa e demais fieis da sua paróquia, esta foi “uma experiência única e enriquecedora para aumentar ainda mais a fé e a da minha família”.
Ao longo destes dias, estes catequistas peregrinos, integraram momentos de reflexão e partilha com representantes de diferentes países lusófonos.
No final da cerimónia deste domingo, a delegação cabo-verdiana viveu momentos de confraternização e intercâmbio com outros catequistas presentes no Jubileu, fortalecendo laços e partilhando experiências que enriquecem a missão evangelizadora da Igreja.