Teve início esta tarde, a Jornada Diocesana dos Secretariados Paroquiais da Catequese (SPC), que decorre até domingo, 28 de setembro, reunindo catequistas, sacerdotes, religiosas e representantes das diferentes paróquias da Diocese de Santiago.
O encontro, que pretende ser um espaço de reflexão, oração e partilha em torno da missão da catequese na vida da Igreja, começou com um momento de acolhimento animado pelo grupo Shalom.
Seguiu-se a sessão oficial de abertura, presidida pelo Bispo da Diocese de Santiago, Cardeal Arlindo Gomes Furtado, após as palavras de boas-vindas da Irmã Maria Paula Furtado, Coordenadora do Secretariado Diocesano da Catequese, que sublinhou a importância da unidade e do testemunho dos catequistas no serviço à fé.
No seu discurso de abertura, o Cardeal destacou o papel central dos catequistas na missão evangelizadora da Igreja, afirmando que “os catequistas são as forças de elite que a Igreja tem que levar em conta”.
Encorajou ainda, todos os participantes a aproveitarem ao máximo esta formação, para que possam treinar e organizar-se melhor.
“Este é um encontro dos exércitos de elite da Igreja, com que Jesus conta para que sejam, como Cristo disse, ‘luz do mundo’”.
Na sequência, foi apresentada a Conferência Inaugural, com o tema “Contributo da Catequese na Missão: Propor e Fazer Crescer a Fé”, proferida pelo Padre José Eduardo Afonso, Diretor da Escola Universitária Católica de Cabo Verde, e moderada pela Professora Zuleica Ramos Lopes, pertencente á Paróquia São José.
A Jornada Diocesana dos SPC prossegue durante este fim de semana com momentos de laudes, mais conferências, trabalhos de grupo e celebrações, procurando fortalecer o compromisso missionário dos catequistas e aprofundar o contributo da catequese na vida da Igreja e da sociedade cabo-verdiana.