Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

Conclave para Eleição do Novo Papa Começará a 7 de Maio

O Conclave para a eleição do novo Papa terá início no próximo dia 7 de maio, segundo anúncio do Gabinete de Imprensa da Santa Sé.

A decisão foi tomada pelos cardeais presentes em Roma, durante a sua quinta Congregação Geral, realizada esta segunda-feira.

O Conclave, um dos momentos mais solenes da vida da Igreja Católica, acontecerá na Capela Sistina, no Vaticano, que permanecerá fechada aos visitantes durante este período.

A palavra "Conclave" vem do latim cum clave, que significa "com chave", indicando o recolhimento dos cardeais eleitores num local isolado, sem comunicação com o mundo exterior, até a eleição do novo Pontífice.

Participam do Conclave os cardeais com menos de 80 anos de idade, num total máximo de 120 eleitores.

Antes do início das votações, é celebrada a Missa "Pro Eligendo Pontifice", na qual se invoca o Espírito Santo para iluminar e guiar os cardeais na importante missão de eleger o sucessor de São Pedro.

O processo de eleição consiste em votações secretas, podendo ocorrer até quatro por dia. Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos.

Após cada votação, as cédulas são queimadas: a fumaça preta que sobe da chaminé da Capela Sistina indica que ainda não houve eleição, enquanto a fumaça branca anuncia ao mundo que um novo Papa foi escolhido.

Depois de aceitar a eleição e escolher o seu nome papal, o novo Papa será apresentado ao povo através do tradicional anúncio "Habemus Papam!", feito pelo cardeal protodiácono da varanda central da Basílica de São Pedro.

O Conclave é um momento de profunda oração e unidade da Igreja, na certeza de que é o Espírito Santo quem guia a escolha do novo Pastor.

A Diocese de Santiago convida todos os fiéis a se unirem em oração por este importante acontecimento, pedindo a Deus que conceda à Sua Igreja um novo Papa segundo o Seu Coração, que conduza o povo de Deus pelos caminhos da fé, da esperança e da caridade.