Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

rito da constatação

A Santa Sé comunicou, ontem, o falecimento do Papa Francisco e segundo o laudo assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, Dr. Andrea Arcangeli, as causas da morte foram derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória.

O rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão ocorreram às 20h (hora local), na capela situada no andar térreo da Casa Santa Marta, onde residia o Santo Padre.

Durante a celebração, que teve duração de cerca de uma hora, foi feita a leitura oficial do atestado de óbito, com a validação do Cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

Foram colocados os selos no apartamento pontifício do terceiro andar do Palácio Apostólico, assim como no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta, onde o Papa Francisco passou os últimos anos de seu pontificado.

A partir desta noite, os colaboradores mais próximos têm acesso ao local para prestar a sua última homenagem.

Na manhã desta terça-feira será realizada a primeira Congregação Geral dos Cardeais, na qual poderá ser definida a data das exéquias e outros detalhes do funeral.