Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

DIA DIOCESANO DA JUVENTUDE

Ao final da celebração eucarística na Solenidade de Cristo Reino dia 22 de novembro de 2020, o Papa Francisco quis dar um novo impulso à celebração da JMJ nas Igrejas particulares e anunciou que, a partir de 2021, esta celebração, tradicionalmente realizada no Domingo de Ramos, acontecerá no Domingo da Solenidade de Cristo Rei.

A esse respeito, recordamos que São João Paulo II, exatamente na Solenidade de Cristo Rei de 1984 convocou os jovens a um encontro, em ocasião do Ano Internacional da Juventude (1985), que – junto com a convocação do Jubileu dos Jovens no Ano da Redenção (1984) – marcou o início do longo caminho das JMJ´s: «Nesta festa […] – disse ele – a Igreja proclama o Reino de Cristo, já presente, mas ainda em misterioso crescimento rumo à sua plena manifestação.

Esse momento marcou o início das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Relembrando as palavras de São João Paulo II, a Igreja reitera que os jovens são "portadores insubstituíveis da dinâmica do Reino de Deus, da esperança da Igreja e do mundo".

Assim, a juventude é convidada a preparar-se para viver esta grande celebração na Solenidade de Cristo Rei, um momento de fé, comunhão e compromisso.