A Semana do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos (JJCV) 2024, inserida nas comemorações dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, terá início no próximo domingo, dia 4 de agosto.
O evento contará com a participação de mais de 1000 jovens inscritos incluindo nacionais e da diáspora.
O gestor do projeto, Pedro Moreira, anunciou em conferência de imprensa que as atividades religiosas e formativas serão realizadas nas ilhas de Santiago entre os dias 4 e 12 de agosto.
A abertura oficial da Semana Central dos JJCV acontecerá na Vigararia de Santiago Norte, e a parte final será realizada na Vigararia de Santiago Sul e Maio, entre os dias 8 e 12 de agosto.
Pedro Moreira destacou que esta iniciativa é um evento de dimensão inédita em Cabo Verde, reunindo jovens de todas as ilhas e da diáspora.
O principal objetivo é integrar os jovens nas comemorações dos 500 anos da Diocese de Santiago, mostrando a importância desta longa história e celebrando a juventude como protagonistas do evento.
As inscrições, abertas desde 16 de abril, garantem privilégios como alojamento, alimentação e kits de higiene para os inscritos.
No entanto, todas as atividades estão abertas à participação de jovens, inscritos ou não.
As atividades incluem formações em ecologia, empreendedorismo e saúde mental, além de visitas de estudo a várias paróquias da ilha de Santiago, momentos de oração, atividades de lazer, trabalhos de campo e marchas.
No dia 7 de agosto, um encontro em Santa Catarina, Assomada, reunirá jovens de todas as paróquias do interior de Santiago para um evento de despedida, preparando-os para as atividades em Santiago Sul.
A partir do dia 8 de agosto, em Santiago Sul, haverá atividades desportivas e de lazer, como marchas, festival de música, missas, visitas de estudo e via sacra.
O evento conta com a inscrição de mais de 300 jovens de fora da ilha de Santiago e mais de 300 de Santiago Sul e Norte, com a previsão de atingir um total de 1000 participantes este ano.
A comemoração do JJCV 2024 é uma iniciativa do projeto de celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, em associação com a Diocese de Mindelo.