Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

Conselho Nacional dos Bispos de Cabo Verde

O Bispo da Diocese de Santiago, Cardeal Dom Arlindo Furtado e o Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, estiveram reunidos nos dias 28 e 29 maio em Mindelo num Conselho dos Bispos de Cabo Verde, que é previsto acontecer a nível de cada país dos bispos da Conferência Episcopal.

Este foi o primeiro encontro daqueles que deverão acontecer anualmente no país para tratar de assuntos pastorais específicos das nossas duas dioceses.

Mais dois sacerdotes de cada diocese tomaram parte neste encontro, nomeadamente, o Pe. José Eduardo Afonso e o Pe. Odair Varela de Santiago e respetivamente o Pe. Lino Paulino e Pe. Adriano Baptista de Mindelo.

Este encontro aconteceu no Seminário Diocesano de Cristo Bom Pastor - Mindelo, onde diversos assuntos foram abordados, tais como: o andamento da EU CATÓLICA, a situação do Acordo Jurídico em a Santa Sé e Cabo Verde, o impulso a implementação da EMRC e ainda algumas áreas da Pastoral que serão planificadas em conjunto (catequese, família, movimentos).

Questões como a organização da Pastoral na Diáspora (América e Europa), a formação contínua e acompanhamento dos sacerdotes, a Ratio Nationalis para os seminários, a publicação da recente Carta Pastoral dos bispos da Conferência sobre o compromisso dos Leigos na Igreja e na Sociedade, o Novo Missa Romano, criação da Comissão Nacional Justiça e Paz e o decénio jubilar, também fizeram parte da pauta deste encontro.

Este primeiro Conselho teve o encerramento com Missa na Pró-Catedral de Mindelo, presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado e concelebrada pelo Prelado Local e vários sacerdotes.

Nesta eucaristia também foi em Sufrágio pela alma do Pe. Boaventura Lopes, que neste dia 29 de maio foi celebrada os três (3) meses do seu falecimento.