
A Via Sacra da Sexta-feira da Paixão é uma representação simbólica e emocionante do caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o Calvário.
Nesse dia, os fiéis se reúnem para relembrar os momentos de dor e sofrimento que Jesus enfrentou por amor a humanidade.
Cada estação da Via Sacra nos convida a refletir sobre os ensinamentos de Jesus e sobre o significado da sua paixão e morte.
É um momento de profunda introspeção, onde podemos nos colocar no lugar de Jesus e meditar sobre o sacrifício supremo que Ele fez por nós.
Ao percorrer as estações da Via Sacra, somos convidados a contemplar o amor incondicional de Jesus, que mesmo diante do sofrimento e da injustiça, permaneceu firme em sua missão de nos salvar.
É também um convite à conversão e ao perdão, pois Jesus nos ensinou que o amor verdadeiro está acima de qualquer dor ou humilhação.
A Via Sacra da Sexta-feira da Paixão é, portanto, um momento de profunda espiritualidade e de renovação da fé, onde podemos nos conectar de forma mais íntima com a história da salvação e com o amor infinito de Deus por cada um de nós.
Hoje é também chamado de Sexta-Feira da Paixão, pois sua origem latina significa “sofrimento”, em que a Paixão de Cristo representa a crucificação de Jesus.
Na madrugada deste dia, Jesus foi traído por Judas e entregue nas mãos dos sumos sacerdotes. Após ser interrogado injustamente, Ele foi condenado à morte na cruz. Jesus foi açoitado e, enquanto carregava sua cruz, foi humilhado e cruelmente maltratado pelo caminho.
No monte Calvário, enquanto era crucificado, zombaram Dele e repartiram suas vestes. Mas em um gesto de humildade, ao invés de demonstrar raiva, Ele implorou a Deus-Pai: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.
Essas palavras de perdão de Jesus nos fazem refletir que podemos ser bons e perdoar mesmo em meio à dor e humilhação, e que Deus pode mudar e transformar nossos corações duros em corações arrependidos na busca pelo perdão através de Jesus.
A Paixão de Jesus é a consumação de seu amor por nós, como Ele disse: “Está consumado”, entregando seu espírito e dando sua vida pela humanidade.
Jesus é o verdadeiro Cordeiro de Deus, que veio para tirar os pecados do mundo.
A Sexta-Feira Santa é de grande importância para nós católicos, pois é o dia em que a Igreja recorda a crucificação de Jesus, diante de sua mãe e de seu servo amado, para cumprir o que estava escrito.
É o segundo dia do Tríduo Pascal, com diversos rituais religiosos aconselhando os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como o jejum e a abstinência de carne vermelha.
Neste dia em que celebramos a paixão e a morte de Jesus, que possamos encontrar um lugar em silêncio para fazer uma leitura da Palavra e refletir sobre todo o seu sofrimento, desde o momento em que foi traído até ser crucificado.