São Miguel Arcanjo Dia de Fé e Devoção

Hoje, a paróquia de São Miguel Arcanjo se encheu de luz e devoção para celebrar o dia do seu santo padroeiro.

A programação para o dia de São Miguel Arcanjo em Calheta São Miguel incluiu uma série de atividades religiosas e culturais que uniram a comunidade em um espírito de harmonia e fé.

A missa solene em honra a São Miguel Arcanjo foi o ponto alto das celebrações, reunindo os fiéis na igreja local, para agradecer as bênçãos e buscar a intercessão do arcanjo em suas vidas.

Antes da missa, houve uma procissão pelas ruas de Calheta São Miguel, onde os devotos carregaram a imagem de São Miguel, num momento de profunda conexão espiritual, onde os participantes expressaram sua fé e devoção através de cânticos e orações.

O Padre Edmilson Alves, presidente da celebração Eucarística em honra a São Miguel Arcanjo, na cidade da Calheta, realçou hoje, na homilia, que esta festa convida os cristãos a viverem na presença de Deus e a tornarem-se Seu mensageiro.

A concelebração eucarística, antecedida da procissão, reuniu milhares de fiéis e devotos de toda ilha de Santiago para esta celebração religiosa e na celebração o sacerdote sublinhou que festejar São Miguel Arcanjo é um convite a dar a vida pelas coisas de Deus, proteger as coisas de Deus, mas também uma forma de os cristãos reconhecerem as falhas e voltar o coração para Deus.

Aliás, realçou que Deus sempre fez um convite aos seus filhos e que “não se cansa de nos estender a mão para nos chamar à intimidade com Ele através dos seus anjos”.

Neste sentido, recorreu aos dizeres do Papa Bento XVI, que segundo o sacerdote, disse que “de facto, os anjos estão próximos de Deus e ao mesmo tempo próximos dos homens, um Deus que conhece o íntimo dos seres humanos mais do que eles mesmos”, reforçando que cada um tem a missão de “cooperar no plano de salvação de Deus”.

“Neste caso em particular não celebramos um peregrino da terra que foi para os céus, mas sim um príncipe que Deus enviou para proteger o Seu povo”, evidenciou, defendendo que “somos seres protegidos de Deus, por isso não podemos entrar em desespero, nem nos sentirmos sós e abandonados”, porque Deus protege e cuida de cada um.

As celebrações também contaram com atividades culturais que enriqueceram ainda mais o evento. Apresentações de dança, música tradicional e comida típica da região criaram um ambiente festivo e acolhedor para todos os presentes.

No coração da celebração de São Miguel Arcanjo estava a união da comunidade em torno da fé e da devoção a um dos mais importantes arcanjos da tradição cristã.

Assim, hoje é um dia para renovar nossos votos espirituais, fortalecer nossos laços comunitários e agradecer por todas as bênçãos que São Miguel Arcanjo nos tem concedido ao longo dos anos.

Que este santo padroeiro continue a nos guiar, proteger e iluminar nossos caminhos com sua divina graça.