
Durante dois dias, os Padres da Diocese de Santiago reuniram-se na Pousada Quinta das Montanhas, em Rui Vaz, para um encontro de convívio e partilha de vivências, que teve lugar nos dias 17 e 18 de julho, proporcionando aos sacerdotes um momento de reflexão, aprendizagem e confraternização.
No primeiro dia do encontro, o programa contou com um acolhimento caloroso por parte dos organizadores.
Em seguida, o Pe. César Chantre conduziu uma exposição sobre a vivência presbiteral e o seu enquadramento no mundo de hoje. Houve também momentos de partilha entre os participantes e uma oração intermédia.
Após o almoço, o Pe. Irineu Correia abordou o tema "Cuidado" em uma exposição, seguida de um lanche e da partilha de ecos sobre o tema, ao qual os padres tiveram a oportunidade de refletir sobre a sua realidade concreta e o dia encerrou com uma Eucaristia.
Já no segundo dia, começou com as Laudes e um pequeno-almoço, para que em seguida, o Pe. Bruno Varela apresentasse pistas para uma Pastoral Presbiteral na Diocese de Santiago.
Durante a tarde, Maria José e Danielson Mascarenhas ministraram uma palestra sobre a sustentabilidade dos Padres no que se refere à velhice e Proteção Social e por fim, houve um momento de balanço e avaliação do encontro, onde os participantes puderam expressar as suas opiniões e sugestões para futuros momentos semelhantes.
O encontro proporcionou aos sacerdotes da Diocese de Santiago a oportunidade de fortalecer os laços fraternos, partilhar experiências pastorais e refletir sobre os desafios da vida sacerdotal nos tempos atuais. O convívio e a partilha de vivências são fundamentais para a construção de uma comunidade unida e comprometida com a sua missão religiosa.