
Hoje, dia 13 de maio, celebramos a memória da Nossa Senhora de Fátima, uma das aparições mais conhecidas da Virgem Maria na história da Igreja Católica. Nesse dia, em 1917, três crianças em Fátima, Portugal, afirmaram ter visto uma "senhora mais brilhante que o sol" e experimentaram uma série de aparições que se estenderam até outubro daquele ano.
Essas aparições foram um momento crucial para a Igreja Católica, pois a Virgem Maria pediu aos três pastorinhos que rezassem o Rosário diariamente pela paz no mundo e conversão dos pecadores.
Diversas comunidades paroquiais das Dioceses de Mindelo e Santiago celebram o dia de Nossa Senhora de Fátima, com missas, orações, coroação e festividades. Cabo Verde tem duas paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima: uma em Assomada e outra, mais recente, na ilha do Fogo. Todas terão Missa e procissão que já foram antecedidas por várias atividades.
OUTRAS FESTIVIDADES
Em várias outras ilhas e concelhos das duas Dioceses a Festa de Nossa Senhora de Fátima é celebrada com muita intensidade. É o caso de São Vicente com a grande peregrinação a Mato Inglês. Este ano será no domingo, dia 14. Os peregrinos juntam-se, bem cedo, no largo junto à rotunda da Ribeira Bote, vindos de todos os pontos da ilha, para rumarem, em oração, ao Mato Inglês.
Em Fajãzinha, Mosteiros, a festa também é grande como é no Maio (comunidade de Morro) e em Boavista, na Capela recentemente restaurada. Na ilha de São Nicolau as festividades serão na localidade de Morro Brás, no Município da Ribeira Brava.
Portanto, neste 13 de maio, devemos meditar sobre as mensagens de Nossa Senhora de Fátima e como podemos aplicá-las em nossa vida diária.
Rezemos o Rosário com devoção, peçamos perdão pelos nossos pecados e nos esforcemos para promover a paz e a justiça em nossa comunidade e no mundo.
Que Nossa Senhora de Fátima interceda por nós e nos ajude a crescer em amor e unidade.