MAIO

A Paróquia de Nossa Senhora da Luz, no Maio, fez hoje o lançamento da primeira pedra para construção da capela da vila da Calheta, com dimensão de uma igreja, com capacidade de receber mais de 500 fiéis.

O cardeal Don Arlindo Furtado, que presidiu o acto, enalteceu o “momento especial e de muito alegria”, tanto para os moradores da vila, como para todos os fiéis no Maio, uma vez que o espaço será o maior da ilha em termos da capacidade de recebimento dos fiéis durante a celebração eucarística.

Conforme explicou, em termos dimensionais, a infra-estrutura tem condições para ser uma igreja, mas em termos jurídicos já não reúne esta condição, tendo em conta que na ilha já existe uma igreja paroquial, a de Nossa Senhora da Luz.

Para Don Arlindo Furtado, os fiéis daquela vila já mereciam esta infra-estrutura, tendo em vista que há muito tempo vem assistindo as celebrações eucarísticas ao relento, augurando que logo que possível estejam a inaugurar o edifício, que vai ser de grande utilidade não só para esta comunidade, como também para a Paróquia.

“A fé é essencial, mas também nós também precisamos de sinais exteriores. Quando as pessoas vêm participar no culto com os irmãos e têm um lugar para se sentarem num espaço aprazível, arejado, iluminado e com alguma acomodação isso nos ajuda também a participar”, precisou.

Por seu lado, o pároco local Francisco Sanches admitiu que no início houve algum mal-entendido por parte das pessoas que não estavam a par dos acontecimentos, mas que após terem recebido as devidas informações acabaram por demonstrar todo os seus interesses em participar, pelo que considerou ser um momento de “alegria” para toda a comunidade, bem como para a Paróquia.

Frisou por outro lado, que o grande desejo da Paróquia, bem como dos fiéis daquela vila é estarem a celebrar a eucaristia na capela, no próximo ano, por ocasião da festa da padroeira local São José, que se celebra a 19 de Março, sublinhando que contam também com a parceria da Câmara Municipal do Maio.

Em nome da comunidade, Tomás dos Santos sublinhou que este é um momento de muita alegria para todos os fiéis, pelo que disse ser um momento de juntar as mãos e seguir em frente, por forma a atingirem o objectivo que é ter um edifício que engrandece a todos.

Manifestou também o seu desejo de ver a infra-estrutura concluída e servir para a celebração eucarística da festa de São José do próximo ano.

Fonte: Inforpress