O Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde, Cardeal Dom Arlindo Furtado, endereçou aos seus fiéis e a todo o povo santo de Deus, uma mensagem profunda, clara e muito apelativa, para este tempo quaresmal, convidando-os à revisão de vida e à escuta atenta da Palavra de Deus.
O Cardeal define a Quaresma, como um tempo especial para prepararmos convenientemente, a Páscoa que, é o ponto central, da nossa fé cristã, com o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A sua reflexão se baseia em dois apelos fundamentais: a revisão de vida e a escuta da Palavra de Deus.
" Neste tempo da Quaresma somos chamados a fazer uma revisão de vida para colocarmos tudo em ordem. O que está bem para ser promovido cada vez mais, para sermos mais perfeitos como o nosso Pai do Céu é perfeito. O que não está bem, para termos a coragem de enfrentá-lo, analisá-lo e colocá-lo de lado, porque não combina connosco com a nossa realidade de ser, com a nossa vocação de ser santo como o nosso Pai do Céu é Santo", disse Dom Arlindo.
Segundo ele, esta mudança de vida e de atitude, deve ser feito à luz da Palavra de Deus que é vida. Por isso, convida os fiéis a estarem mais atentos e mais próximos da Palavra de Deus, alimento para a vida eterna.
"Somos chamados a empenharmo-nos, a investir a nossa vida naquilo que é próprio para nós como filhos de Deus, como criaturas de Deus, herdeiros da vida eterna com Deus e fazedores do bem", salienta.
Fazendo alusão à mensagem do Papa para esta Quaresma, cujo lema é: "Não nos cansemos de semear o bem", expressa o Bispo de Santiago.
" Nós semeamos com a esperança na colheita. Temos uma vida que, é uma espécie de sementeira que fazemos ao longo da vida. Semeando o bem, colheremos o fruto na vida eterna com Deus. Quanto mais semearmos, quanto melhor for a qualidade da semente e do terreno maior será a colheita"
Continuou dizendo que, somos chamos a semear intensamente o bem neste mundo, pois os frutos do bem, não só os colheremos no Reino de Deus, mas também já neste mundo.
Escutem a Palavra de Deus, acolham a Palavra de Deus, deixai-vos ser transformados pela Palavra de Deus, apela o nosso Bispo, desejando a todos Santa Quaresma, com muita oração, muita prática do bem e da paz.