Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

transferir

A Igreja Católica em Cabo Verde e em particular, a Diocese de Santiago, recorda com muita alegria, neste dia 25 de janeiro, os 32 anos, da visita do Papa João Paulo II.

Ele chegou a Cabo Verde, no dia 25 de janeiro de 1990, embebido por um amor puro e incondicional, por cada um dos seus filhos na fé e irmãos em Cristo Jesus. Ultrapassou todas as fronteiras e beijou com ternura o chão onde vive, esta pequena porção do povo de Deus, para nos mostrar que o amor destrói barreiras e une povos de nações e raças diferentes na confissão da mesma fé.

A sua visita configura como um dos marcos históricos celebrados e comemorado com um tom muito alegre e de forma colorida. Sem grandes alaridos, sem holofotes, mas ecoa e ressona no mais fundo do coração dos povos deste Arquipélago.

Quando falamos da sua vinda a essas Ilhas há um sentimento de atualidade que nos envolve, daí a expressão, 32 anos de João Paulo II, em Cabo Verde. Ele veio e ficou. É uma lembrança linda que se desabrocha num sorriso que abre sempre novas e verdadeiras esperanças.

É o palpitar de uma vontade em abraçar o vento suave e calmo, que passou entre o chão do nosso Pais e o seu gesto nobre de beijá-lo.

É um novo ressurgir da alegria que nasce da vontade de lhe acolher de novo.

É a paz que pairou no ar naquela manhã de 1990, em todo o território.

É o abrir de novos horizontes em que Cristo é a meta de todos nós, peregrinos à Pátria Celeste.

32 anos com São João Paulo II, porque esses sentimentos ainda habitam no coração de todos nós. Os seus ideiais, suas palavras, seus gestos e conselhos brilham e devem brilhar ainda mais no hoje da nossa cultura, religião e politica.

E, hoje, estendamos as mãos a Ele, que se encontra ao lado do autor e consumador da nossa fé, para que rogue e interceda por nós!