COMISSÃO DIOCESANA PARA A PROTECÃO DO MENORDA DIOCESE DE SANTIAGO (CDPM-DS)
NOTA DE PESAR E APELO AOS CABOVERDIANOS
A comissão diocesana para a proteção do menor da Diocese de Santiago (CDPM-DS), tendo tomado conhecimento do hediondo crime de violação sexual e assassinato da criança Eliane, de 13 anos de idade, vem expressar o seu mais veemente repúdio pelo ocorrido na Ilha do Sal, no dia 9 do corrente.
À família, aos amigos e colegas da Eliane vão as nossas sinceras condolências e nossa oração fraterna pelo consolo nesta hora de tão grande dor.
A comissão decidiu dedicar-se, agora com muito mais força e foco, à aposta da formação para a prevenção de todos os crimes de abuso e agressão sexual de menores, no âmbito da sua competência.
No meio deste trágico acontecimento, a CDPM-DS pede ao governo, às instituições Públicas e Organizações da sociedade civil que trabalham em favor do Menor, à sociedade cabo-verdiana no seu todo e, sobretudo, às famílias e Escolas, um justo investimento na educação pelos valores, e uma adequada atenção de todos os cidadãos em favor do Menor. Pede, igualmente, medidas apropriadas para reabilitação dos agressores, mas também punição exemplar para quem comete crime de abuso e agressão sexual de menores!
A Comissão Diocesana de Santiago exorta a todos os cidadãos a colocarem a segurança da Criança no centro das suas ações, pois um futuro de mais paz e segurança dependem dos cuidados prestados hoje a cada Criança do País.
A Comissão Diocesana de Proteção de Menor
CDPM-DS