Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

192277011 136853025169413 5139640078991717543 n

A Caritas Caboverdiana, realiza a sua VII Assembleia Geral de 25 a 27 de maio de 2021, no seu Centro de Formação sita na Cidade de Achada Igreja – Picos, S. Salvador do Mundo, sob o Lema: Unidos no AMOR, sejamos testemunhas de Esperança, num mundo que precisa de Humanidade.

O Papel que a Caritas desempenha na nossa sociedade ao longo desses mais de 45 anos de existência tem sido importante na transformação de vidas, auferindo dignidade e levando esperança e autonomia a muitas famílias e pessoas que por falta de oportunidades se encontram em situação de marginalidade e/ou vulnerabilidade. No entanto, somos chamados a enfrentar novos desafios e temos a consciência de que só juntando os esforço e com o apoio do Governo, muito mais poderemos fazer para o bem-estar da nossas comunidades e contribuir para a paz ,Justiça e a coesão social na nossa sociedade e no nosso País.

Famílias felizes, são aquelas que conseguem suprir as suas necessidades com o trabalho digno, uma habitação segura, pão na mesa e educação para os seus filhos. A Caritas já demonstrou através de projectos e programas em vários domínios que tem a capacidade institucional para continuar a trabalhar para a promoção da família e da pessoa humana. A nossa mais recente intervenção (decorrente da tempestade René e da Pandemia do covid 19) a nível das cinturas urbanas de Praia, Mindelo e Santa Catarina de Santiago, colocou em evidência, o quão é necessário revermos a nossa presença junto das famílias dessas regiões. Para problemas complexos exigem respostas estruturantes. O Amor nos impulsiona e estamos à procura de meios para continuar o nosso trabalho em prol de dignificação da condição humana.

Os Trabalhos da Assembleia Geral serão conduzidos pelo Presidente da Assembleia Geral, sua Eminência o Cardeal D. Arlindo Gomes Furtado e pelo Reverendo Bispo Presidente da Caritas em Exercício D. Ildo Fortes – Bispo de Mindelo, e estarão presentes os membros do Conselho Fiscal da CCV, as Diretoras das Caritas Diocesanas de Mindelo de Santiago, dois animadores da Caritas em representação dos demais, e a equipa do Secretariado Geral da Caritas Caboverdiana e seu assistente eclesiástico.
A Assembleia Geral será uma oportunidade de formação e reflexão, apresentação e avaliação do trabalho feito de 2019 até agora, e programação para os próximos anos, tendo em atenção o contexto de pandemia e os desafios que a mesma nos coloca.

Estão presentes: O Presidente da Assembleia Geral, sua Eminência o Cardeal D. Arlindo Gomes Furtado, O Rev.mo Bispo Presidente da Caritas em Exercício D. Ildo Fortes – Bispo de Mindelo, o Assistente Eclesiástico, Pe António Ferreira, a Presidente do Conselho Fiscal da CCV, Dra. Clara Marques, as Diretoras das Caritas Diocesanas de Mindelo de Santiago, dois animadores da Caritas em representação dos demais e a equipa do Secretariado Geral da Caritas Caboverdiana. A Exma. Senhora Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Dra. Filomena Gonçalves esteve presente na Sessão de abertura.

Praia, 24 de maio de 2021
Secretariado Geral da Caritas Caboverdiana