Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

EMRC

A Conferência “A Educação Moral e Religiosa como Missão da Igreja”, assinala a abertura do Ano Académico 2020-2021 e o início da 2ª edição do Curso de Pós-graduação em Ciências Religiosas, dia 1 de novembro, no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça na Praia.

A Igreja Católica, ao abrigo do Acordo entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé (Resolução nº 83/VIII/2013), conjugado com o artigo 49º da Constituição da República de Cabo Verde (Lei constitucional nº 1/VII/2010, de 3 de maio) e o artigo 30° da Lei da Liberdade Religiosa e Culto em Cabo Verde (Lei 64/VIII/2014, de 16 de maio), pactuou com o governo a introdução da disciplina Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em 13 escolas públicas, a partir do ano letivo 2019/2020.

Com a introdução dessa disciplina nas escolas públicas, a Escola de Formação Cristã, enquanto instituição de formação da Igreja Diocesana de Santiago de Cabo Verde, de natureza civil e eclesiástica, no quadro da missão e dos princípios teológico-eclesiais e normativas da Congregação para a Educação Católica, desde 2019/2020, vem implementando o Curso de Especialização em Ciências Religiosas em nivel de Pós-graduação, sendo este ano, na modalidade parcialmente a distância, modelo b-learning, contando com a colaboração da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga e do Secretariado Nacional de Educação Cristã de Portugal.

Nesse âmbito, a Escola realiza a 1ª Semana Académica, constituida de 6 (seis) Conferências e Aulas Presenciais para os estudantes do 1° e 2° Ano, de 1 a 6 de novembro, no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça, na Cidade da Praia.

O curso tem a duração de 3 anos, 6 semestres e um total de cerca de 3.000 horas, conta com um corpo de docentes constituído por uma equipa de professores e investigadores, enriquecido com professores de instituições de ensino superior estrangeiras, em especial, da Universidade Católica Portuguesa, em regime de coregência.

O ato de abertura será presidido por Sua Eminência Cardeal Arlindo Gomes Furtado, Bispo da Diocese, dia 1 de novembro, domingo, pelas 10 horas, no Salão Paroquial de Nossa senhora da Graça. Na ocasião, será proferida a Conferência inaugural: “A Educação Moral e Religiosa como Missão da Igreja”, pelo Prof. Doutor Jairzinho Lopes Pereira, Teólogo e especialista em História da Igreja, investigador na VID Universidade de Stavanger, Noruega.