Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

santa catarina FOGO

A Paróquia de Santa Catarina, na ilha do Fogo também foi palco de uma celebração em honra de Nha Santa Catarina de Alexandria.

A eucaristia, momento central das festividades, foi presidida pelo Pe. José Eduardo Furtado Afonso, Diretor da Escola Universitária Católica de Cabo Verde e antigo pároco desta comunidade.

Durante a homilia, o Pe. José Eduardo destacou a profundidade simbólica e espiritual da festa, descrevendo-a como uma oportunidade de memória, reencontro e fortalecimento da fé.

Em sua mensagem, ressaltou a importância da Eucaristia como a forma mais sublime de louvor a Deus e de celebração da vida, afirmando que “dentre todas as tipologias e formas multifacetadas de oração, sacramentos e sacramentais, a Eucaristia é, por excelência, a forma mais sublime que temos para celebrar a nossa fé, para louvar a Deus pelo Dom da vida, fazendo memória de Santa Catarina.”

O sacerdote enfatizou que a celebração de Nha Santa Catarina é também um momento para reavivar o senso de pertencimento à Igreja e à comunidade, inspirando os fiéis a renovarem seu compromisso com a vocação à santidade:

“Na nossa caminhada, temos a orientação e sabemos para onde vamos. Celebrar Nha Santa Catarina de Alexandria é uma oportunidade para reavivarmos essa consciência de pertencimento, mas também para tomarmos consciência da nossa vocação fundamental à santidade.”

No final da homilia, Pe. José Eduardo desafiou os presentes a assumirem Santa Catarina como missão e inspiração, deixando duas reflexões marcantes:

  1. Que Santa Catarina seja a nossa missão, e que todos possam se tornar “santas catarinas” do nosso tempo.
  2. Que a festa nos motive a crescer na fé e no saber, fortalecendo a união como membros da grande família da Igreja Católica.

A celebração foi marcada pela devoção, comunhão e compromisso, inspirando a comunidade a levar o espírito de fraternidade e solidariedade para a construção de um futuro mais justo e cristão.