Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

SESSÃO ORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL

Todos os anos, os Bispos da Conferência Episcopal do Sénégal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau têm a sua Sessão Ordinária numa das suas dioceses respectivas.

Desta vez foi na Diocese de Ziguinchor (de 18 a 22 de Novembro) para permitir aos bispos participar na ordenação episcopal de Mons. Jean-Baptiste Manga que ocorreu no passado sábado dia 23 de novembro.

A Cerimónia Oficial de Abertura foi no dia 19 de novembro no Hotel Kadiandoumagne e foi presidida por Sua Eminência o Card. Dom Arlindo Furtado, presidente da Conferência Episcopal, na presença de S. Exa Georges Mansaly, Presidente do Conselho de Departamento de Ziguinchor e do presidente da Câmara local e outras personalidades.

Dossiers – Os bispos começaram por escutar o Relatório Síntese do Delegado para o Sínodo, Dom Ildo Fortes e exprimiram a sua adesão ao método sinodal de escuta recíproca, de participação inclusiva e de comunhão na missão.

Redigiram a habitual Exortação para a Quaresma; esta de 2025 tem como título: " Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que vos perguntar o motivo da esperança que vos anima" (1 Pe 3, 15).

Exprimiram a sua compaixão pelas famílias e pessoas em provação por múltiplas situações de vida difícil, inclusive na nossa sub-região: inundações, emigração ilegal, exploração e tráfico de pessoas, etc.

Também foram feitas as eleições para o mandato dos próximos três anos (2024-2027). E eis a composição:

Presidente: Mons. Paul Abel MAMBA

1º Vice-Presidente: Mons. André GUEYE

2º Vice-Presidente: Mons. Ildo FORTES.

Fez-se o acolhimento de Mons. Victor NDIONE, bispo de Nouakchott, ordenado em Abril de 2024 e Mons. Jean Baptiste MANGA ordenado bispo no passado dia 23 de novembro.

Houve outros encontros na Agenda: Com o Núncio Apostólico, Mons. Waldemar Stanisław SOMMERTAG, acompanhado do Secretário da Nunciatura, Pe Anderson Faenello, a Comissão de Pilotagem da Universidade Católica da África Ocidental / Unidade de Ziguinchor (UCAO/UUZ).

Foram feitos diversos apelos:

A inquietude sobre o fenómeno e o drama da emigração irregular, com o seu cortejo de vítimas que deixam muitas famílias mergulhadas no desespero e na dor; isso é motivo de muita indignação e tristeza; O problema dos jovens sem empregos. Mostram-se preocupados com violência, sobretudo no campo político, de alguns países.

Aproveitaram ainda para reflectir e tratar de alguns assuntos relacionados com a 5ª Assembleia Geral das Conferências Episcopais Reunidas da Africa Ocidental (CERAO/RECOWA), que terá lugar em Dakar de 5 a 12 de Maio de 2025, sob o tema: «Por uma Igreja Sinodal e Autónoma ao Serviço da Justiça e da Paz na África Ocidental.

Exprimiram ainda a sua compaixão para com as populações vítimas de inundações em alguns dos seus países, dadas as fortes chuvas e do transbordar dos rios Senegal e Gâmbia.

ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE MONS. JEAN BAPTISTE MANGA

Dom Arlindo Furtado e Dom Ildo Fortes, que desde o dia 18 Nov se encontram neste país a participar na Assembleia Geral da Conferência Episcopal, estiveram presente em tão elevado e significativo acto da vida da Igreja, bem como demais bispos da Conferência Episcopal, o Núncio Apostólico e outros três bispos, da Gâmbia, do Canadá e da França, três Ministros do Estado, o Governador da Região, autoridades, elevado número de sacerdotes e religiosos, o Ímam da Cidade, um pastor da Igreja evangélica e uma multidão do povo de Deus.

A celebração, presidida por Monsenhor Jean-Pierre Bassen, bispo de Kolda, decorreu no Recinto do Seminário Menor sob um sol abrasador de 40° centígrados e num clima de extraordinária festa da fé.