No terceiro e último dia do Simpósio Internacional, realizado no auditório da EU Católica, na cidade da Praia, o debate centrou-se no tema "O Evangelho do Trabalho Assente na Busca da Dignidade Humana e em Ensinamentos de Jesus".
A sessão iniciou-se com a intervenção de Pedro Patto, presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz de Portugal, que abordou o tema "Justiça e Perdão", enfatizando a importância da reconciliação no ambiente laboral.
Por seu turno o Frei Moisés Semedo fez uma suave dinâmica refletindo sobre "O Papel da Oração na Tomada de Decisões: Lições do Pai Nosso", onde discutiu como a fé pode orientar decisões profissionais e pessoais.
Após um breve intervalo, o painel retomou com a reflexão de António Melo, vice-presidente da Plataforma das Organizações Não Governamentais de Cabo Verde, que apresentou uma palestra sobre "Inclusão Laboral: Superando Barreiras para Todos", abordando as oportunidades e desafios para uma inclusão efetiva no mercado de trabalho cabo-verdiano.
No final do painel, houve ainda um momento de debate conduzido por Emanuel Semedo, que incentivou a troca de ideias entre os participantes.
Na sequência, foram apresentadas as principais conclusões e recomendações do simpósio e o evento terminou com a conferência de encerramento, proferida pela Dra. Filomena Gonçalves, Ministra da Saúde, falando sobre "Maria, Modelo de Disponibilidade e Serviço à Humanidade", refletindo sobre o exemplo de Maria como símbolo de entrega e serviço.
O Simpósio reforçou a importância do trabalho como uma vocação à luz do Evangelho, promovendo dignidade e inclusão em Cabo Verde.