Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

3 coisas que precisas saber sobre a Solenidade de Corpus Christi

Celebramos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como Corpus Domini (em latim “Corpo de Cristo”).

Aqui estão 3 coisas que você deve saber sobre este importante dia!

1) A origem da Solenidade

Este feriado teve origem na França em meados do século XIII. Posteriormente, foi estendido a toda a Igreja pelo Papa Urbano IV em 1264. No Vaticano, o Corpus Domini é celebrado na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade.

Em várias dioceses, no entanto, é transferido para o domingo seguinte à Santíssima Trindade, por uma questão pastoral.

2) As duas manifestações do Corpo de Cristo

Esta festa nos chama a contemplar as duas manifestações do Corpo de Cristo: a Sagrada Eucaristia e a Igreja. De fato, a oração de abertura da Missa chama a nossa atenção para a Paixão e morte de Jesus e para a nossa adoração a Ele, especialmente na Eucaristia.

O foco secundário desta festa é como o Corpo de Cristo está presente na Igreja. A Igreja é chamada Corpo de Cristo por causa da comunhão íntima que Jesus compartilha com seus discípulos.

Isto é expresso nos Evangelhos usando a metáfora de um corpo no qual Ele é a cabeça. Esta imagem ajuda a focar tanto na unidade como na diversidade da Igreja.

3) Como é celebrada a Solenidade

A festa de Corpus Christi é conhecida pela realização de procissões eucarísticas públicas, que servem como sinal de fé e adoração comuns.

A nossa adoração a Jesus, no Seu Corpo e Sangue, nos chama a oferecer a Deus, nosso Pai, nosso amor indiviso e uma oferta de nós mesmos ao serviço dos outros.

No Brasil e em diversos outros países, é tradição a confecção de enormes tapetes feitos de serragem, terra ou outros materiais pelos fiéis para tais procissões, por onde Jesus Eucarístico irá passar.