Os Bispos Dom Arlindo Furtado, da Diocese de Santiago, e Dom Ildo Fortes, da Diocese de Mindelo, deram um passo histórico ao tornarem-se os primeiros pré-inscritos no Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 (JJCV 2024). Este evento, que tem como lema "Animados pela Gratidão e Guiados pela Esperança", promete marcar um momento significativo na jornada espiritual dos jovens do país.
A cerimônia simbólica de pré-inscrição, realizada hoje no Centro da Cáritas, na Paróquia de São Salvador do Mundo, marcou o início do período de pré-inscrição para a participação na Semana Central Final do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024, que ocorrerá de 4 a 12 de agosto.
"A pré-inscrição simbólica dos dois bispos para o JJCV 2024 é uma forma de convidar todos os que, de facto, são jovens e se interessam pelos jovens para se inscreverem para este grande momento que vai ser a Semana Central Final", declarou Bernardino Gonçalves, gestor do projeto JJCV 2024.
O gestor do projeto destacou a importância desta pré-inscrição, que visa não apenas incentivar a participação dos jovens cabo-verdianos, mas também preparar logisticamente o evento para acolher os participantes. Estima-se que cerca de 20 mil jovens, tanto do país como da diáspora cabo-verdiana, participem nesta celebração.
Além dos jovens de Cabo Verde, espera-se a presença de jovens de todo o mundo que escolherem participar nesta jornada de celebração e fé. A Semana Central Final do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 contará com duas fases, sendo a primeira nas paróquias do interior de Santiago, de 4 a 8 de agosto, e a segunda na Praia e no Santíssimo Nome de Jesus na Ribeira Grande de Santiago.
A pré-inscrição, que pode ser realizada individualmente ou em grupo, estará aberta até 20 de maio. Os Bispos, ao se tornarem os primeiros peregrinos deste evento, enviam uma mensagem poderosa de apoio e encorajamento aos jovens de Cabo Verde e além.
Este momento também coincidiu com a X Assembleia-Geral da Caritas Cabo-verdiana, que celebra 47 anos de existência. Sob o lema "Caritas, caminhando juntos para a edificação de comunidades resilientes e protetoras", a assembleia visa fortalecer o compromisso da Caritas com os mais vulneráveis e necessitados.
O presidente da Caritas Cabo-verdiana, Dom Ildo Fortes, enfatizou a importância de cuidar dos pobres e vulneráveis e anunciou que a assembleia analisará os relatórios da organização e preparará um plano estratégico para os próximos tempos, centrado no tema do Sínodo: caminhar juntos e escutar a voz de todos.