Sao Mateus 21 de setembro

Hoje, 21 de setembro, celebramos a vida e a obra de São Mateus, um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo para ser Seu seguidor e um dos maiores evangelistas da história da Igreja. Mateus, originalmente conhecido como Levi, desempenhava a função de cobrador de impostos quando Jesus o chamou para segui-Lo.

A história de São Mateus é uma poderosa demonstração da misericórdia e do amor de Deus, que não faz acepção de pessoas. Apesar de sua profissão ser vista com desdém na época, Jesus viu além das aparências e reconheceu o coração sincero de Mateus. Ele disse a Mateus: "Segue-me", e Mateus, respondendo ao chamado divino, deixou tudo para trás e seguiu Jesus, tornando-se um de Seus discípulos.

Mateus não apenas seguiu Jesus durante Seu ministério terreno, mas também teve a bênção de testemunhar os ensinamentos, os milagres e o amor de Cristo de perto. Ele estava presente na Última Ceia, onde Jesus instituiu a Eucaristia, e também na crucificação, sofrendo a angústia da perda de seu Mestre, mas mantendo sua fé inabalável.

Após a ressurreição de Cristo e a ascensão ao céu, Mateus, impulsionado por seu zelo missionário, empreendeu uma jornada corajosa em missões de evangelização. Ele levou a mensagem do Evangelho à Pérsia, à Arábia e à Etiópia, enfrentando perseguições e desafios em sua busca para compartilhar o amor e a salvação de Jesus Cristo.

Seu legado perdura através das palavras inspiradas que escreveu em seu Evangelho, uma das quatro narrativas sagradas que compõem o Novo Testamento. Seu Evangelho destaca a genealogia de Jesus, Sua infância, os ensinamentos revolucionários, os milagres e, acima de tudo, a mensagem de salvação que Cristo trouxe ao mundo.

Neste dia em honra a São Mateus, somos lembrados da importância de responder ao chamado de Jesus, independentemente de nossas circunstâncias ou passado. A vida de São Mateus nos inspira a abandonar nossos pecados e seguir Cristo com dedicação e confiança, sabendo que Sua graça é suficiente para nos transformar e nos usar para Sua glória.

Que São Mateus interceda por nós, para que possamos ser corajosos e fiéis em nosso testemunho do Evangelho, assim como ele foi em sua missão evangelizadora.