Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

simposio mariologia

A Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica) realiza hoje o I Simpósio Internacional de Mariologia, que decorre de 21 a 25 de agosto no Seminário São José, na cidade da Praia.

O simpósio terá como tema central a figura de Maria na história da salvação, sua relevância no mundo atual e seu impacto na vida do povo cabo-verdiano.

O principal objetivo do evento, de acordo com o Diretor da Escola Universitária Católica de Cabo Verde, Padre José Eduardo Afonso, é  promover o diálogo entre a fé e a cultura, trazendo questões teológicas de grande impacto para os homens e mulheres de Cabo Verde para o ambiente acadêmico.

Este simpósio contará com duas conferências diárias, apresentadas por dez palestrantes, sendo dois teólogos cabo-verdianos e oito especialistas do Brasil e de Portugal. A intenção é que o simpósio se torne um evento anual.

Uma das responsabilidades da Academia é compartilhar o conhecimento produzido por meio de publicações. O responsável garante que, posteriormente, essas conferências e outras atividades serão compiladas e publicadas.

As inscrições estão abertas para participação presencial, e meios tecnológicos estarão disponíveis para aqueles interessados que estão em outras ilhas, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfoXnU5bZp8lAAaYktedZPCoTz6NwEvknB4IyD9Gk0VA4YB-A/viewform

A EU Católica tem sua sede na cidade da Praia, no Seminário São José, Prainha (novas instalações) e um diretor regional na ilha de São Vicente, onde também são oferecidos cursos.

A Escola Universitária Católica conta com a parceria da Universidade Católica Portuguesa, além de instituições semelhantes no Brasil, Espanha e Itália, que fornecem docentes.

A instituição foi formalmente estabelecida por meio de uma declaração conjunta dos Bispos das Dioceses de Santiago e de Mindelo em 1º de janeiro de 2022 e recebeu o reconhecimento civil da Agência Reguladora do Ensino Superior em 27 de outubro de 2022.