Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

CONSELHO PRESBITERAL LOGO

O Conselho Presbiteral da Diocese de Santiago esteve reunido, na sua Sessão Ordinária, nos dias 11 e 12 de abril de 2023, no Bispado, Cidade da Praia, sob a presidência de Sua Eminência Cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago, tendo a seguinte ordem do dia:

1. Plano Pastoral na perspectiva dos 500 anos da Diocese e do Ano Jubilar na Igreja Universal;

2. Tradução dos Evangelhos para crioulo cabo-verdiano no âmbito dos 500 anos da Diocese de Santiago;

3. A Celebração dos 10 anos do Acordo Jurídico entre Cabo Verde e Santa Sé;

4. Instimição e destino do ofertório consignado no Dia Mundial dos Meios de Comunicação social;

5. Diversos e comunicado.

Plano Pastoral Universal na perspectiva dos 500 anos da Diocese e do Ano Jubilar na Igreja

O Presidente da Comissão Executiva Nacional para a Celebração dos 500 anos, o Padre António Ferreira, apresentou o conteúdo do lº ciclo do decénio jubilar: o tema do triénio (olhar O passado com gratidão), os subtemas para cada ano, bem como as metas, em vista das quais o Conselho Presbiteral indicou várias actividades,   cujo elenco será enviado  ao Conselho Diocesano da Pastoral, que vai elaborar o plano trienal (2023-2025).

Ficou decidido que a Diocese de Santiago de Cabo Verde deverà informar sobre a Celebração dos 500 anos à Conferência Episcopal de que faz parte, às Conferências Episcopais dos PALOP e às dos países com os quais temos ligações históricas mais relevantes (Portuguesa, Francesa, EUA).

Foi feita a apresentação de uma proposta da criação de uma Fundação para a Celebração dos 500 anos da Diocesc de Santiago de Cabo Verde, a que se deu parecer favorável, desde que se cumpram alguns requisitos, nomeadamente: ter um horizonte temporal definido e estar dependente da autoridade eclesiástica competente.

Quanto ao Ano Jubilar na Igreja Universal em 2025, cujo tema é “Peregrinos da Esperança”, três pontos serão destacados:

1. Oração do Pai Nosso como programa de vída para os cristãos;
  2. Sinfonia de oração na Igreja (2024);
  3. Edição para ampla divulgação e estudo das 4 Constituições do Concílio Vaticano.

Tradução dos Evangelhos para crioulo cabo-verdiano no âmbito dos 500 anos da Diocese de Santiago

Depois de analisar a proposta feita pelo Doutor Manuel Veiga de tradução dos Evangelhos para o crioulo cabo-verdiano, o Conselho entendeu que se trata de uma iniciativa louvável e oportuna. Entretanto, tratando-se da tradução da Bíblia para o uso oficial da Igreja em Cabo Verde, decidiu-se pela discussão do assunto com a Diocese de Mindelo.

A Celebração dos 10 anos do Acordo Jurídico entre Cabo Verde e Santa Sé

Os 10 anos da assinatura do Acordo Jurídico entre Cabo Verde e Santa Sé, no dia 13 de junho de 2013, serão marcados, durante um ano inteiro, com uma celebração condigna que integrará várias iniciativas, nomeadamente, urna Sessão Solene no dia 13 de junho, simpósio internacional, conferências, palestras e seminários. Conta-se encerrar a efcméride com uma edição comentada do referido Acordo.

Instituição e destino do ofertório consignado no Dia Mundial dos Meios de Comunicação social

O Conselho presbiteral foi favorável à instituição de mais um ofertório consignado na Diocese, por ocasião da Solenidade da Ascensão do Senhor, que será destinado aos meios de Comunicação Social existentes na Diocese de Santiago de Cabo Verde.

A sessão do Conselho Presblteral foi encerrada com informações diversas:

1. Proposta de nomes para a Comissão de Honra da Celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo verde;
  2. A situação actual e perspectiva do Seminário Diocesauo de São José;
  3. O estado da implementação da Educação Moral Religiosa Católica nas escolas públicas (EMRC), com notícias encorajadoras;
  4. Os novos cursos da nossa promissora Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica). Para o ano 2023/2024 são oferecidos alguns cursos, entre os quais: Licenciatura em Filosofia, Ciências da Educação, da Infância e da Família; Pós-graduação para Docência no Ensino Superior, Pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada e Mestrado em Ciências Religiosas.