Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

Missa dos sacerdotes

Decorreu na manhã desta quinta-feira santa, 06 de abril, a Missa Crismal, presidida pelo Bispo da Diocese de Santiago, Cardeal Dom Arlindo Furtado, na Pró-Catedral de Nossa Senhora da Graça, Praia, estando presente todo o clero da Diocese presente na ilha de Santiago. 

O senhor bispo lembrou ou padres ausentes por motivo de doença ou de missão ou de estudos no exterior. 

A Missa Crismal deste ano, concelebrada pelos padres da Diocese de Santiago teve, pela primeira vez na história da Igreja em Cabo Verde, a presença de um número considerável de diáconos, sendo 14 diáconos permanentes e cinco diáconos de transição, que se preparam para a ordenação sacerdotal, sendo 3 diocesanos e 2 religiosos .

Nesta solene Eucaristia, os presbíteros presentes renovaram as suas promessas sacerdotais e foram benzidos os Santos Óleos dos enfermos e dos catecúmenos e ainda foi consagrado o óleo do Crisma.

Esses óleos são levados para todas as paróquias e usados na administração dos sacramentos do batismo, do crisma e da Ordem.

O Cardeal Dom Arlindo Furtado, durante a homilia, recordou o clero presente nas outras ilhas e na diáspora. 

Falou dos sacerdotes, sua missão e dignidade decorrente da sua consagração, apesar das eventuais fraquezas humanas que possam experimentar. 

Exortou os diocesanos a rezar pelos seus sacerdotes e a se empenharem na oração pelos jovens, para que, sentindo-se chamados, respondam com generosidade e assim Deus nos dê muitos santos sacerdotes. 

A seguir à Missa crismal aconteceu o habitual almoço-convívio no seminário de São José.