Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

Dia do Pai

Hoje é comemorado o Dia do Pai e, em celebração à data, abrimos a reflexão de como podemos nos inspirar na Família de Nazaré para também sermos lares de luz e ter um coração de Pai, seguindo os passos de São José.

As passagens bíblicas revelam São José como um homem que cumpriu sua missão de vida ao lado de Jesus e Maria. José abraçou a graça de um coração de pai e foi protagonista, ao lado de Maria, na criação de Jesus e na construção de um lar sagrado.

Ele exerceu a paternidade mesmo antes do nascimento de Cristo. Ele esteve presente ao lado de Maria em todos os momentos, inclusive nos de sofrimento interior e incertezas. São José também foi um pai exemplar ao longo da infância e adolescência de Cristo, a começar por sua obediência e confiança a Deus.

Com São José aprendemos, sobretudo, a equilibrar doçura e firmeza, a sermos consolo nos momentos de dor, a perdoar quando necessário, a ter paciência quando não há o que ser feito e, acima de tudo, a educar pelo amor.

Assim como pais cuidam dos filhos, os filhos também precisam cuidar dos pais. E igualmente podemos nos inspirar na família de Nazaré. Assim como Jesus, somos chamados a construir relações de cuidado e afeto, valorizando nossos pais, agradecendo, confiando e seguindo seus passos. 

Um Feliz e Santo Dia do Pai.