Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

315541593 146802114769865 4995051446211835842 n

No dia 21 de novembro arrancam as aulas na Escola Universitária Católica de Cabo Verde, com três cursos de pós-graduação, dos quais em Ciências Religiosas, com inscritos que ultrapassam os 40, Formação para a Docência no Ensino superior (40 inscritos) e na Doutrina  Social da Igreja.  

Esses três cursos, segundo o Diretor da Escola, Padre José Eduardo Afonso neste primeiro momento, foram as lacunas encontradas e que precisam ser solucionadas.

“Por exemplo, a Formação para a Docência no Ensino Supeior é uma lacuna, já que houve várias tentivas de várias instituições de ensino superior, mas não conseguiram abrir este curso. Nós pensamos neste curso com dupla titulação (vai ter a titulação da EUC de CV, mas também do Instituto de Ciências Religiosas de Barcelona)… Quanto à pôs-graduação em Ciências Religiosas é uma lacuna, porque nós sentimos que há um desfasamento entre a formação religiosa e a formação intectual e esta formação vem suprir, em certa medida, esta lacuna.”

Segundo o mesmo, o grande foco da EUC Cabo Verde não é a concorrência, mas sim complementar lá onde existem lacunas e ajudar na formação do homem cabo-verdiano.

“Mas, também é nossa preocupação preparar leigos das nossas dioceses para estarem num mundo, onde são capazes de dar as razões da sua fé, do seu existir e do seu acreditar.”

Para o Diretor da Escola, é neste contexto que iniciam com o primeiro foco, que é na internacionalização e cooperação.

“Como sabem, existem muitas instituições do ensino superior pelo mundo e nós queremos contar com o apoio dessas instituições para podermos elevar cada vez mais o nível do ensino superior em Cabo Verde.”

Desde logo, já contam com a coopoeração de Intituições de Ensino Superior do Brasil, da Espanha e da Itália, e a maior parte dos professores virá dessas cooperações.

Para além da internacionalização, o segundo foco será no incentivo e na motivação da comunidade académica no gosto pelo saber.

A terceira etapa será nas atividades de extenção, “para podermos estar perto da sociedade e das comunidades e assim podermos sentir e presentir aquilo que falta no seio da comuniddae académica para podermos dar uma resposta e ser uma alternativa credível do ensino superior em Cabo Verde.”

A apresentação pública deste projeto acontece no dia 24 deste mês na cidade da Praia e como ponto alto haverá intervenção do Cardeal Dom Arlindo Furtado e do Presidente da República e uma aula magna sob o tema, “A EU Católica, um novo olhar sobre o ensino superior em Cabo Verde”. Em São Vicente a apresentação pública será no dia 26.

O Cardeal Dom Arlindo Furtado que esteve presente na conferência de imprensa de hoje, (17), regozijou-se com o nascimento da Escola Universitária Católica  de Cabo Verde e sublinhou que a mesma terá um papel importante “na nossa sociedade e na nossa igreja, porque vai complementar, em algumas áreas, das quais a nossa sociedade é carente em termos formativos, a nível universitário, mas também a nível social, psicológico e de Filosofia e Teologia.”

A Escola Universitária Católica de Cabo Verde, foi ereta canonicamente, por Despacho  Conjunto dos Bispos das Dioceses de Santiago e de Mindelo, no dia 1 de janeiro de 2022 e obteve o reconhecimento civil, pela Agência Reguladora do Ensino Superior, através do Despacho N.º 045/ARES/2022, de 27 de outubro de 2022.

FONTE: JORNAL TERRA NOVA