A intenção do Papa Francisco para este mês de fevereiro é para as religiosas e consagradas: "Rezemos pelas religiosas e consagradas, agradecendo-lhes a sua missão e a sua coragem, para que continuem a encontrar novas respostas diante dos desafios do nosso tempo".
A reflexão do Papa acerca da intenção de oração para este mês de fevereiro, inicia com uma pergunta e uma resposta. O que seria da Igreja sem as religiosas e as leigas consagradas? Não se pode entender a Igreja sem elas, afirma o Papa.
Por isso, o Pontífice encoraja as religiosas a escolherem e a discernirem o que lhes convém, para a missão diante do mundo que vivemos. "Exorto-as a continuar a trabalhar especialmente junto dos pobres, dos marginalizados, e de todos os que estão sendo escravizados pelos traficantes; peço-vos que atuem especialmente sobre estes problemas.
" Rezemos por elas, para que mostrem a beleza do amor e da compaixão de Deus, como catequistas, teólogas, acompanhantes espirituais, pede o papa aos cristãos do mundo inteiro.
Às religiosas e consagradas, o papa faz um convite a nunca desistirem, mas a continuar a dar a conhecer a bondade de Deus. "Continuem a lutar mesmo quando, em alguns casos são tratadas injustamente, mesmo dentro da Igreja; quando o seu serviço, que é tão grande, é reduzido à servidão. Não desanimem. Continuem dando a conhecer a bondade de Deus, através das obras apostólicas que fazem. Mas sobretudo, através do testemunho da consagração".
Obrigado por quem são, pelo que fazem e pelo modo como o fazem, finaliza o Santo Padre.