Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança
cq5dam.thumbnail.cropped.1000.563 1
 
A Igreja celebra todos os anos, a 19 de Março a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, porém este ano, esta celebração reveste de um especial brilho por estarmos no ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco.
 
Celebrar São José, primeiramente é celebrar o desígnio de Deus que escolheu este homem simples de Nazaré para ser o Pai adotivo de Jesus. Celebrar São José é recordar aquele que levava uma vida simples e oculta em Nazaré e tornou-se num farol de virtudes, para homens e mulheres de todos os lugares e de todos os tempos. Celebrar São José é fazer memória daquele que devotou toda a sua vida ao cuidado terno e amoroso à Virgem Maria e ao seu Filho Jesus. Celebrar São José é celebrar uma vida aberta aos planos de Deus, pela obediência e confiança.
 
Como nos aponta o Papa Francisco, “todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação” (cf. Patris Corde, Francisco PP). O exemplo da sua vida é sempre atual para todos quantos desejam abrir o coração à graça e à vontade de Deus Pai.
 
Que São José interceda por cada um de nós e pela Igreja de Cristo, “assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo Místico, a Igreja” (Redemptoris Custos, João Paulo II PP).
 
Irmã Sãozinha