“Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos’ (Mt 23, 8). A relação de confiança, na base do cuidado dos doentes”, é o lema da mensagem do Papa Francisco para a celebração do XXIX Dia Mundial do Doente, comemorado todos os anos a 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes.
Na sua mensagem, o Papa lembra todos os que sofrem os efeitos da pandemia e considera que este é o momento propício para prestar uma especial atenção às pessoas doentes e a todos aqueles que as acompanham.
O Pontífice apela a uma relação de proximidade para com o doente, pois “a proximidade é um bálsamo precioso, que dá apoio e consolação a quem sofre na doença”.
Instituído a 11 de Fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II, o Dia Mundial do Doente constitui “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.
Rezemos por todos os nossos irmãos doentes, para que encontrem em Deus, refúgio, cura e consolação. Que Maria Santíssima assista com a sua proteção materna todos os profissionais de saúde.