DIOCESE DE SANTIAGO - COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL

                                 

Aos Sacerdotes e Diáconos da Diocese de Santiago de Cabo Verde

Às religiosas e aos religiosos

A todos os diocesanos

À Comunicação Social

Nos dias 3 e 4 de Outubro de 2017 esteve reunido numa das salas do Bispado o Conselho presbiteral da Diocese de Santiago de Cabo Verde, na sua 4ª sessão ordinária, sob a presidência de Sua Eminência Dom Arlindo Gomes Furtado, e com a presença da maior parte dos seus membros.

Após a leitura e aprovação da Acta, passou-se à avaliação das decisões e orientações do último Conselho Presbiteral.

1.      Foi criada a Comissão Diocesana para a Formação Permanente do Clero e foram nomeados os seus membros;

2.      Foi estabelecida a reunião mensal da Cúria Episcopal, constituída pelo Bispo da Diocese, o Vigário Geral, o Chanceler e o Arquivista.

3.      Foi também criada a Comissão Diocesana Justiça e Paz e feita a nomeação dos seus membros. São pessoas de diferentes sensibilidades políticas, tecnicamente competentes e com conhecimento da área social. Já foi elaborado o plano estratégico com a definição da visão e da missão da Comissão. Esta será publicamente apresentada no salão paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, antes do próximo dia 14, data em que darão uma formação na área da doutrina social da Igreja, na Paróquia de Nossa Senhora da Graça.

4.      Sobre o caso da Comunidade de Pau de Saco que, embora pertencendo à Paróquia de S. Nicolau Tolentino, fica perto da de Nossa Senhora da Luz (Milho Branco), e os paroquianos participam mais das actividades nesta última, houve um estudo do caso e ficou decidido que será feito um ano de experiência no fim do qual se tomará uma decisão definitiva. Há uma quase unanimidade dos habitantes dessa localidade no sentido de passarem a integrar a Paróquia de Nossa Senhora da Luz.

REGULAMENTAÇÃO DO ACORDO JURÍDICO ENTRE A SANTA SÉ E O ESTADO DE CABO VERDE

Há todo um processo de aproximação das duas partes no sentido de ser regulamentado, de modo especial, o ensino da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católicas. A Igreja espera a criação da disciplina mediante um documento jurídico, a homologação do programa e a questão da relação e formação dos professores.

Pontos tratados na reunião do Conselho Presbiteral:

ASSEMBLEIA DIOCESANA SOBRE A PASTORAL

Depois de muita discussão a propósito da figura da Assembleia no figurino pastoral da Diocese, chegou-se à conclusão de que a ela teria como objectivo apresentar o plano, teria uma dimensão celebrativa, seria uma expressão viva da colegialidade e da envolvência de todos na realização dos planos pastorais da Diocese.

O Conselho Diocesano de Pastoral ficou com a incumbência de definir os âmbitos da Assembleia, a metodologia e a indicação da data da sua realização.

O encontro do Conselho Pastoral será, nos dias 21 e 22 de Novembro, no Seminário de S. José.

ANÁLISE DOS NOVOS IMPRESSOS

A proposta dos novos impressos oficiais da Diocese foi pormenorizadamente analisada no sentido de atualizar quer os documentos quer os livros, de acordo com a nova realidade, em especial o processo matrimonial.

A Comissão para o efeito vai continuar esta análise e actualização e apresentar o trabalho definitivo o mais breve possível.

 

RATIO FUNDAMENTALIS

Apresentou-se em linhas gerais o novo documento orientador da formação sacerdotal - Nova Ratio Fundamentalis: O dom da vocação presbiteral.

O objetivo era ver as implicações da Nova Ratio na formação dos seminaristas em Cabo Verde. É clara a renovada importância que se dá à dimensão humana da formação e se reconhece a riqueza do capítulo referente aos Agentes de Formação no Seminário e à composição e missão específica da Comunidade Educativa do Seminário. O envolvimento de toda a Igreja na formação dos futuros presbíteros é também ressaltado.

 

Foi amplamente referida a necessidade de se ir mudando na Diocese a mentalidade em relação ao nosso Seminário e de um maior investimento na Equipa Formadora do mesmo, especialmente a nomeação de um Director Espiritual que com o Reitor constitui a «equipa mínima». O Senhor Bispo e os padres estão cientes do papel do Director Espiritual como fundamental na formação dos presbíteros porque abrange não só o acompanhamento individual, em foro íntimo, mas por ter a seu cargo a organização da vida litúrgica no Seminário e dos retiros, entre outros deveres. Sua Eminência prometeu resolver a questão em dois anos.

Foram feitos comentários diversos sobre a formação filosófica dos nossos seminaristas a nível de Licenciatura, destacando os benefícios e os desafios do estudo na Universidade Pública.

O Reitor informou que estão no Seminário, em Cabo Verde, 6 alunos do Propedêutico e 4 de Filosofia, que estudam na UNICV, mas que a Diocese tem 32 seminaristas maiores, dos quais 4 são estagiários. Espera-se que venham mais 4 finalistas no próximo ano.

ASSEMBLEIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS DE 2018

O próximo Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2018, terá como tema «os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Foi feita a apresentação dos liniamenta, em que se destaca o desafio da pastoral juvenil. A Igreja deve estar preparada para acompanhar os jovens diante dos desafios. O ambiente hodierno é mais frágil devido a grandes mudanças culturais. Por isso, urge uma mudança da pastoral de eventos a uma pastoral de processos. Cabe-nos fazer um acompanhamento profundo e inclusivo. A Igreja está preparada para isso? Tudo passará por uma metodologia empática, personalizada e misericordiosa, que ajude os jovens a serem maduros na fé.

Espera-se que a Igreja esteja consciente da situação dos jovens de hoje e os ajude a fazer o discernimento vocacional. Toda a pastoral deve ajudar os jovens a descobrir uma vocação. Assim sendo, convém escutá-los, ajudando-os a serem adultos na fé. Perante o processo de vida, a comunicação social, a relação com a família, estamos preparados para isso? Como ajudar os jovens a fazerem uma opção livre e feliz?

Seguiu-se um tempo de considerações e comentários sobre a situação da fragilidade dos jovens. O Secretariado da Juventude, em colaboração com o Conselho Diocesano de Pastoral, terá a função de dinamizar a preparação do Sínodo nas paróquias, enviando os questionamentos e processando as contribuições que serão posteriormente enviadas à nossa Conferência Episcopal.

Os dois últimos pontos da agenda de trabalho foram adiados para o próximo Conselho Presbiteral, a ter lugar nos dias 3 e 4 de Abril de 2018.

No fim do encontro Sua Eminência deu várias informações:

- De 20 a 24 de Novembro, vai haver uma formação para os sacerdotes, religiosos e leigos empenhados na pastoral sobre a psico-afectividade no âmbito da pastoral, liderada pelo padre Jesuíta Hans Zollner Sj., Presidente do Instituo de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana e Vice-reitor Académico da mesma Universidade.

- Haverá também duas conferências públicas em instituições de Ensino Superior: Dia 21, Conferência sobre os desafios da proteção dos menores; Dia 23: Conferência sobre a fé católica e a(s) psicologia(s) face à multiplicidade de espiritualidade(s). As duas conferências serão abertas ao púbico.

- Reunião da Conferência Episcopal de Cabo Verde, Guiné Bissau, Senegal e Mauritânia, de 12 a 20 de Novembro na Guiné Bissau.

- Fórum das Caritas lusófonas, de 7 a 17 de Outubro de 2017, nos Picos.

- Reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (CERAO-RECOWA), de 27 de Janeiro a 1 de Fevereiro, na Cidade da Praia.

- Retiro dos sacerdotes diocesanos, de 22 a 26 de Janeiro de 2018, no Seminário de São José.

- Reciclagem dos sacerdotes diocesanos e religiosos, de 29 de Janeiro a 2 de Fevereiro, no Seminário de São José.

- Encontro dos representantes das Conferências Episcopais Lusófonas, de 20 a 24 de Abril de 2018, no Bispado, na Cidade da Praia.

- No dia 31 de Janeiro, haverá a celebração solene, na Catedral de Nossa Senhora da Graça, dos 485 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde, em 1533, com a presença dos Bispos e Padres do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental. Muitos destes países faziam parte do território da Diocese de Santiago de Cabo Verde.

O Secretário do Conselho Presbiteral

....................................................................

/Padre Edson Romano Faria Bettencourt/

Cidade da Praia, 10 de Outubro de 2017

Contactos

DIOCESE DE SANTIAGO
Avenida Amílcar Cabral/Largo 5 de Outubro
CP 46 - 7600 Praia - Cabo Verde
Telf (00238) 2611119
Fax (00238) 2614599

Email: diocese@diocesesantiago.org

facebook

youtube