Comunicado Conselho Presbiteral 2018

Aos Sacerdotes e Diáconos da Diocese de Santiago de Cabo Verde

Às Religiosas e aos Religiosos

A todos os Diocesanos

À Comunicação Social

O Conselho Presbiteral (CP) da Diocese de Santiago de Cabo Verde esteve reunido, na sua VI sessão ordinária, nos dias 11 e 12 de setembro de 2018, numa das salas do Bispado, sob a presidência da Sua Eminência Dom Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago de Cabo Verde.

Da agenda desta VI sessão constavam os seguintes pontos que foram abordados:

Plano Pastoral 2018/2019

O Conselho Pastoral Diocesano, presidido pelo Rev.do Padre João Augusto Martins, Vigário Geral da Diocese, é o organismo diocesano que se ocupa de elaborar a proposta do Plano Pastoral da Diocese.

Recorde-se que a Diocese está a viver o triénio pastoral 2017-2020, sob o lema Pertença a Cristo, nossa alegria e missão, dedicado a fortalecer a pertença dos batizados a Cristo e à sua Igreja, promover a devoção popular a São Tiago Menor, patrono da nossa Diocese. Assim, para o novo Ano Pastoral, o lema da Diocese de Santiago é Com Santiago Menor, escutai a Palavra, convertei-vos e alegrai-vos. O Plano Pastoral reflete este lema e foca muito na questão prática da fé, resultado da escuta da Palavra de Deus.

Destaca-se a formação com quatro módulos, dedicada aos agentes pastorais e leigos que se ocupam da pastoral da saúde e ainda a sensibilização sobre a problemática da toxicodependência nas paróquias da Diocese com forte engajamento da comunidade terapêutica Fazenda da Esperança.

O Plano, enriquecido com as propostas do Conselho Presbiteral, entrará em vigor logo no início do novo Ano Pastoral previsto para o dia 7 de outubro.

Análise da formação inicial dos seminaristas

A formação dos novos padres passou a seguir desde 2016 uma nova ratio. Assim, o Padre José Álvaro, Reitor do Seminário de São José, e o Padre Samoel da Costa, responsável pelo pré-seminário, apresentaram rapidamente e em traços largos as novidades do novo plano. Depois disso apresentaram a realidade atual do pré-seminário, dos seminaristas e da formação, quer em Cabo Verde, quer nos vários seminários onde estudam os nossos seminaristas.

O Padre José Álvaro sublinhou a importância da dinâmica pastoral nas paróquias de onde surgem as vocações.

Com o Senhor Cardeal, os membros do CP discutiram formas e estratégias para dinamizar a pastoral das vocações nas paróquias e propuseram a criação de grupos vocacionais e, com ajuda da equipa do Seminário, dinamizar mais a pastoral vocacional.

Recorde-se que para o próximo Ano Académico a Diocese contará com 12 seminaristas nos seminários fora de Cabo Verde (Portugal e Itália) e 8 seminaristas no Seminário de São José.

Recolha de elementos para a elaboração das Constituições Pastorais

Há muitas orientações sobre diversas questões pastorais e perguntas recorrentes acerca delas. Neste sentido, o Senhor Cardeal propôs a criação de uma comissão para fazer a recolha desses pronunciamentos já emitidos pela Diocese e elaborar um documento único com os mais diferentes aspetos da pastoral. O CP achou pertinente a ideia até para ajudar os mais jovens que entram na Diocese e também para conferir uma certa unidade. A comissão foi constituída pelo Padre Eliseu, Padre António Manuel Ferreira e o Diácono António Martins.

Atualização das informações da Diocese no Diretório Litúrgico

O Diretório Litúrgico (DL) é um instrumento que cada Conferência Episcopal ou cada país elabora com o calendário de todas as festas e solenidades do Ano Litúrgico. O DL usado na Igreja em Cabo Verde é elaborado em Portugal.

Há alguns anos constatou-se que nem todos os dados referentes a Cabo Verde em geral e à nossa Diocese, em particular, estão atualizados no DL. Propôs-se então que se crie uma comissão ad hoc para apresentar os dados próprios da Diocese de Santiago a fim de atualizar o DL já no próximo Ano Litúrgico. O trabalho será levado a cabo pelo Padre José Constantina Bento e o Diácono Janilson Correia Silva.

Acordo Jurídico entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé

O CP voltou a debruçar-se sobre o Acordo jurídico entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé, celebrado em 10 de junho de 2013.

Não obstante ainda a sua não regulamentação, aprecia com agrado a colaboração estreita entre a Diocese e o Governo no âmbito da conservação e restauro do património religioso, espaço para a assistência religiosa nos hospitais e aos militares. É de sublinhar o trabalho realizado pela Comissão Diocesana para a implementação da disciplina Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e o Governo, o que dá esperança de que no ano letivo 2019-2020, como já foi acordado, será possível a lecionação da disciplina em algumas escolas públicas.

Para melhor conhecimento deste histórico Acordo, o CP recomendou a sua edição em brochura, juntamente com Lei n.º 64/VIII/2014, que estabelece o regime jurídico da Liberdade e de culto em Cabo Verde.

Retoma da análise dos impressos oficiais da Diocese

Já noutras sessões do CP analisou-se a necessidade de uniformização dos impressos oficiais da Diocese utilizados nas várias paróquias para os mais diferentes fins. Nesta sessão os membros do CP analisaram propostas concretas dos novos impressos, introduziram correções e melhorias e brevemente entrarão em uso em todo o território da Diocese.

Apresentação de um modelo informatizado de administração paroquial

Desde 2015 a Paróquia de Nossa Senhora da Graça adotou um modelo de administração paroquial informatizado. O programa chama-se A Paróquia - Web. O secretário paroquial, Manuel Neves Ramos, apresentou aos membros do CP o modelo que funciona online e facilita a gestão da paróquia. Os membros do CP apreciaram positivamente o programa e propuseram que, numa próxima ocasião com todos os padres da Diocese, se fizesse uma outra apresentação e, a partir daí tomar uma decisão.

Outros

Por fim o Cardeal pôs o CP ao par das últimas notícias da Diocese e outras preocupações e partilhas.

Esta VI sessão ordinária do CP da Diocese de Santiago de Cabo Verde terminou no dia 12 de setembro de 2018

Praia, 14 de setembro de 2018

O Secretário do Conselho Presbiteral

_________________________________

Padre Edson Romano Faria Bettencourt

Contactos

DIOCESE DE SANTIAGO
Avenida Amílcar Cabral/Largo 5 de Outubro
CP 46 - 7600 Praia - Cabo Verde
Telf (00238) 2611119
Fax (00238) 2614599

Email: diocese@diocesesantiago.org

facebook

youtube