BISPOS LUSÓFONOS INCENTIVAM PROJECTOS PARA OS JOVENS E MAIS ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS

Os Bispos dos países Lusófonos estiveram reunidos durante quatro dias na capital cabo-verdiana, para partilharem as realidades sociais e eclesiais, tendo como tema principal «Os Jovens na Igreja: presença efectiva e transformadora».

JOVENS: Durante o encontro os bispos reflectiram sobre «os Jovens na Igreja: presença efetiva e transformadora», em ligação com o processo de preparação da próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre «os jovens, a fé o discernimento vocacional».

A realidade actual dos jovens nos diferentes países foi colocada sobre a mesa, onde salientaram as boas práticas pastorais com os jovens, a realização de jornadas mundiais, diocesanas e nacionais de juventude, as iniciativas de voluntariado missionário, campos de férias e movimentos que acompanhem os jovens nas suas realidades quotidianas.

MISSÃO PROFÉTICA: Exprimem nas conclusões verifica-se  que a Igreja se manteve fiel à sua missão profética de procura de caminhos comuns através do diálogo e da afirmação pública das suas convicções, contribuindo para uma sociedade democrática que defenda a dignidade humana, a paz e o bem comum.

MENTALIDADE INDIVIDUALISTA: De acordo comunicado que tivemos acesso foi ainda denunciado a mentalidade individualista e consumista que contraria perspectivas de futuro para os jovens como a falta de emprego e” incentivamos projectos que apoiem de modo criativo a sua integração no mundo empresarial e laboral”.

VISTOS: A concessão de vistos nalguns países, que facilita a livre circulação de pessoas e bens, foi um dos pontos tratados.

VOCAÇÕES SACERDOTAIS: Verificou se significativos aumentos de vocações sacerdotais nas diferentes Igrejas lusófonas, como sinal da sua vitalidade.

FAMÍLIA: “Constatamos a dificuldade das famílias viverem a sua vocação cristã e a sua decisiva importância para a sociedade e para a construção da comunidade cristã, e sentimos a urgência de acompanhar cada vez mais as famílias na sua realidade, através da nossa ação pastoral de acordo com a Exortação Apostólica Amoris Laetitia e em colaboração efetiva com movimentos de famílias”, lê se no comunicado.

CONFERÊNCIA: «Os desafios da Igreja à Sociedade» foi o tema da sessão pública que decorreu no salão do centro paroquial Nossa Senhora da Graça e teve D. Manuel Clemente, D. Sérgio Rocha e D. António Jaca como intervenientes.

EUCARISTIA: No domingo, dia 29 foi ainda celebrada uma eucaristia na Catedral de Nossa Senhora da Graça com todos os bispos.

PRÓXIMO ENCONTRO: Ficou ainda agendado para Janeiro de 2020 o XIV Encontro de Bispos dos Países Lusófonos a decorrer na Guiné-Bissau.