VIGÍLIA PASCAL: FIÉIS DA IGREJA CATÓLICA PARTICIPAM NA “MÃE DE TODAS AS SANTAS VIGÍLIAS”

As Igrejas de todo o mundo celebraram no sábado santo a “Noite Santa”, noite em que o Senhor Ressuscitou. Os cristãos aguardavam vigiantes e expectantes, a Ressurreição de Cristo.

À volta do altar, milhares de cristãos celebram a vitória da vida sobre a morte. A Vigília Pascal dividiu-se em quatro momentos, a bênção do fogo, a liturgia da Palavra, a liturgia baptismal e a liturgia eucarística.

A cerimónia teve início com bênção do lume novo e a preparação do Círio Pascal, que foi levado pela nave central da Igreja. Aos poucos, com as velas acesas na mão, o povo ia passando as luzes e enchendo a Igreja duma claridade especial, reflexo da fé que aquece e ilumina.

A vitória da vida sobre a morte se concretizou-se com a ressurreição de Cristo, “a pedra do sepulcro gritou”, anunciando a todos um novo percurso: o triunfo da Vida.

Com as mulheres, discípulas de Jesus, somos chamados, hoje, a contemplar o túmulo vazio e ouvir as palavras do anjo: «Não tenhais medo! Ele ressuscitou!»:

“O túmulo vazio quer desafiar, mover, interpelar, mas, sobretudo, encorajar-nos a crer e confiar que Deus se faz presente em qualquer situação e em qualquer pessoa. Cristo Ressuscitou da morte! Aleluia.