TERMINOU NA PRAIA O SEGUNDO CONGRESSO DA ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA

A abertura do segundo Congresso da Espiritualidade Franciscana teve lugar na sexta-feira, 16 com uma Eucaristia solene na pro Catedral Nossa Senhora da Graça presidida pelo Frei Gilson Frede.

O Congresso que teve como tema geral a Palavra de Deus na Vida de S. Francisco de Assis, terminou com uma Eucaristia no fim da tarde deste domingo na Igreja de Nossa Senhora da Graça.

A Palavra como fonte de inspiração, a Palavra de Deus nas Regras Franciscanas e a História e missão dos Franciscanos em Cabo verde foram alguns dos 9 temas abordados em 5 painéis durante os três dias em que estiveram reunidos os frades capuchinhos, as irmãs franciscanas, os delegados da juventude franciscana (JUFRA), da ordem franciscana secular (OFS), Aspa e Escuteiros.

O tema “A Sagrada Escritura na vida espiritual da Igreja» foi abordado no sábado pelo Bispo de Santiago, Cardeal Dom Arlindo Furtado sábado.

No tema abordado pelo Pe. António Manuel (P. Ima) este fez várias interpelações à família franciscana à luz das vivências, matrizes e marcas do franciscanismo em Cabo Verde pois «só assim tem sentido ver abordar os aspectos da história no encontro de hoje», comentou o pároco de Nª. Sra da Graça.

Quem melhor do que a família franciscana para desafiar e lançar luzes sobre a «crise da fraternidade e a vivência da paz social em Cabo Verde?». Este foi um dos muitos desafios lançados pelo Pe. Ima, estudioso da História da Igreja em Cabo Verde.

O II Congresso da Espiritualidade Franciscana de Cabo Verde foi uma iniciativa da Juventude franciscana com o objetivo de reflectir, e partilhar o valor da Palavra de Deus não só na vida da Igreja  mas também no seio da família franciscana percorrendo os ensinamentos de Francisco e de Clara trazidos sempre à luz da realidade dos tempos actuais e das circunstâncias das fraternidades locais.