Sínodo dedicado aos jovens realiza-se entre 3 e 28 de outubro de 2018

Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Este será o tema da XV assembleia geral ordinária do sínodo dos bispos 2018. O documento preparatório explica a escolha do tema: “a Igreja decidiu perguntar-se sobre como acompanhar os jovens para reconhecer e acolher o chamamento ao amor e à vida em plenitude, e também para pedir aos próprios jovens para ajudá-la a identificar as modalidades hoje mais eficazes para anunciar a Boa-Nova”.

A Igreja mostra-se preocupada com a experiência de fé da juventude e os caminhos que ela escolhe como opção de vida e quer oferecer a oportunidade de uma experiência de Deus e que os jovens possam se encontrar com a pessoa de Jesus.

O mundo atual, caracterizado pela constante mudança, enfrenta o drama da incerteza. Por isso, os jovens precisam de acompanhamento no despertar e amadurecer da , que deve ser expressa nas escolhas concretas de sua vida. Aqui, entra o necessário dom do discernimento, para responder com generosidade ao chamamento que o Senhor faz. Nosso desejo pastoral é de “encontrar, acompanhar e cuidar de cada jovem, sem exceção”. Somos chamados a caminhar com os jovens e, a exemplo de Jesus, sairver e chamar. Para tanto, é necessária uma adequação da linguagem eclesial e uma atenção dedicada ao percurso da fé de cada um.

O documento é uma espécie de bússola para ajudar na reflexão, que terá seus frutos maduros ao final do caminho sinodal.