Sínodo 2018: Cardeal Arlindo Furtado: “Com os jovens evangelizar outros jovens”

D. Arlindo Furtado comentou hoje o Sínodo dos Bispos a decorrer no Vaticano sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Começou por afirmar que os jovens são uma força e uma fonte de inspiração e de criatividade, asseguram a Igreja hoje e no futuro terão responsabilidades acrescidas: “as gerações passam e as responsabilidades são transferidas”.

O Cardeal apontou alguns aspectos que a Igreja deve ter em conta e que são próprios da realidade juvenil hoje: alguns dos jovens também têm fragilidades, e outros tiveram experiências pouco positivas na família que marcam a personalidade. é preciso trabalhar com eles, porque eles são a Igreja e com eles descobrir novas formas para testemunharmos hoje, mais eficazmente o amor de Cristo.

A Igreja, juntamente com os jovens, é desafiada a descobrir caminhos novos, linguagens novas, mas sempre com o mesmo zelo e a mesma coragem dos apóstolos para levar a mensagem do Evangelho. Portanto, com a linguagem e capacidade técnica dos jovens, apresentar  Jesus Cristo ao mundo de hoje que tanto precisa.

O Cardeal falou ainda do envolvimento dos jovens em África que são tidos como protagonistas na construção da Igreja para o nosso tempo.