SEMINARISTAS MAIORES DE CABO VERDE REUNIDOS NO SEMINÁRIO MAIOR DE ÉVORA, PORTUGAL

O encontro anual dos seminaristas maiores das dioceses de Santiago e Mindelo está decorrendo este ano no Seminário Maior de Évora, de 18 a 21 de Abril em Évora, Portugal. O reitor do Seminário, Padre Vicente Nieto, deu as boas vindas ao grupo, desejando um bom encontro e que «se sintam em casa».

O Seminário Maior de Évora acolhe desde o dia 18 ate o próximo dia 21 de Abril mais um encontro que reúne os seminaristas maiores das dioceses de Cabo Verde. Durante o ano vivem em seis seminários: 4 em Portugal (Olivais e S: José de Caparide, em Lisboa, S. José em Faro, Algarve, e o Seminário maior de Évora) e dois em Itália, Roma e Piacenza).

No auditório da casa o grupo recebeu as boas vindas do reitor do Seminário, Padre Vicente, que manifestou o seu agrado em acolher mais uma vez o encontro em Évora «que há muitos anos acolhe com alegria os cabo-verdianos». Durante o ano estão no seminário de Évora 10 seminaristas de Cabo Verde.

Por motivos de força maior 9 seminaristas só vão poder chegar hoje. Mas sente-se já que «o ambiente é de muita alegria pelo reencontro dos colegas, que estão em cidades diversas», disse o P. José Álvaro, reitor do seminário de S. José, na Praia /CV, que participa nesses encontros desde 2010 e valoriza «estes sinais de fraternidade».

Cada ano é com muita expectativa que se aguarda cada encontro para «carregar as baterias» através de um intenso convívio, momentos celebrativos animados por grupos de cada seminário, partilha da caminhada etc.

«Vejo essses encontros como uma boa oportunidade de reforçar os laços de unidade com os nossos seminaristas, rezar com eles, estar disponível para o diálogo, experimentar a beleza do encontro de muitos rapazes alegres querendo ser padres. É um bom «ensaio» para formar o presbitério de cada diocese», diz o Pe. José Álvaro.

No encontro anual dos seminaristas é habitual os bispos enviam mensagens de encorajamento, de partilha das necessidades e da esperança das respectivas dioceses, mensagens aguardadas também «com alegria e muita expectativa” por todos.

São 29 os seminaristas maiores das duas dioceses, mas por questões de calendário escolar, não puderam vir os dois seminaristas da diocese de Santiago que estudam Filosofia em Cabo Verde na UNICV. «Tudo faremos para participarem nos próximos encontros», diz o P. José Álvaro.

O director espiritual do Seminário de Évora, Padre Hernandez, mostrou-se satisfeito com o encontro e por rever antigos alunos do seminário de Évora que estão agora em Roma, Itália. «Faz bem às dioceses terem sacerdotes formados em Seminários diversos», diz este experiente formador.

Como nos anos anteriores, os seminaristas preparam uma festa para os finalistas, que este ano são 4: António Martins, Bruno Alves, Janilson Silva e Esmeraldo Borges.