SEMINÁRIO DE SÃO JOSÉ, PRAIA, CELEBRA BODAS DE BRILHANTE

O Seminário de São José na cidade da Praia assinala, hoje dia, 7 de Outubro, as Bodas de Brilhante. A funcionar desde 1957, situado na zona de Prainha o Seminário foi fundado pelo Bispo Dom José Colaço.

Vários jovens que passaram pelo Seminário, hoje são grandes figuras públicas e algumas dezenas conseguiram chegar a sacerdócio.

Para assinalar os 60 anos, a direção do Seminário programou algumas iniciativas para dar às celebrações: a tónica da PROXIMIDADE com as pessoas nas comunidades cristãs ao longo do ano. Entre as actividades está a grande campanha “1000 Amigos fiéis” com o objetivo de motivar as pessoas a pensarem no Seminário, a rezar pela vocações e a apoiar materialmente o Seminário, que tem muitas despesas. Quem ama e colhe, deve cuidar da árvore.

O Reitor do Seminário desde 2009, padre José Álvaro, avançou a este online que celebrar 60 anos da existência do Seminário significa celebrar a ação de Deus na sua igreja e na sociedade através da obra voltada à formação integral da pessoa, abrangendo uma forte dimensão humana e cristã, pessoal, social e eclesial.

É também celebrar a existência do Seminário que cumpriu uma missão relevante na Igreja e Sociedade cabo-verdianas, dotando-lhes de homens devidamente qualificados em todos os domínios da vida social, cultural, política e económica.

No olhar do reitor o seminário esta celebração é sinal de «fé e a esperança em Deus e de forte da ação de Deus que passa pela mediação humana pois o Seminário é um instrumento para transformar homens à medida de Cristo”. Significa ainda que «toda obra de Deus prevalece em meio às dificuldades porque Deus assiste o seu povo, com a estreita colaboração do homem.

O reitor ressalta ainda o sinal da continuidade «da ação harmoniosa de Deus e da comunhão da Igreja pois foram várias fases com altos e baixos e com diversas pessoas a orientar, mas tendo Deus como o condutor da obra».

Seminário faz 60 anos de funcionamento na Praia, entre dificuldades e vitorias, sombras e luzes, Por isso, «Louvamos o Senhor pela iniciativa do Bispo Dom José Colaço, pela preciosíssima colaboração dos padres Nogueira, primeiro reitor, e do Pe. Pimenta, professor e Prefeito, e de tantos outros, sacerdotes, leigos homens e mulheres e, acima de tudo, pelo precioso dom que foram e continuam a ser os padres saídos do Seminário.

ARTIGOS REALCIONADOS

1. Há um momento novo na diocese de Santiago por causa da existência do seminário