SECRETARIADO DIOCESANO DA JUVENTUDE PROMOVE DIA DE REFLEXÃO E ACÇÃO EM PROL DO EMPREGO JOVEM

O debate radiofónico terá lugar na tarde de hoje na RCVPA tendo como painel especialistas e jovem desempregada

O desemprego jovem tem sido o maior desafio enfrentado pela juventude cabo-verdiana. Preocupados com tal situação o Secretariado Diocesano da Juventude tem levado a cabo algumas iniciativas no sentido de apoiar a camada juvenil a driblar o desemprego, através da via do emprego dependente quer do auto emprego.

Para além de varias outras actividades desenvolvidas, os jovens podem hoje participar de uma conversa aberta intitulada, Dia de Reflexão e Acção em prol do emprego jovem que terá lugar na RCVPA, na frequência 96.5 ás 17horas desta quarta feira, dia 02.

O moderação do painel esta a cargo de Emanuel Miranda, presidente da comissão justiça e paz e tem como convidados Nilca Tavares, jovem desempregada; José Luís Neves, Secretário executivo Câmara de Comércio IS Sotavento e Olavo Delgado, Consultor Plano de acção emprego jovem, com moderação.

O objectivo, segundo o comunicado, enviado é levar a sociedade a uma reflexão e acção em prol do emprego jovem, pois que futuro terá um jovem sem emprego?

O dia 02 de Maio foi escolhido simbolicamente um dia após os trabalhadores celebrarem o seu dia, 01 de Maio, que “pensemos também naqueles que não tem razões de celebrar pois não tem o trabalho que dá dignidade e permite levar pão para casa”.

O secretariado pretende alertar a sociedade na linha do que dizia o Papa Francisco: “o mundo tem para com os jovens "uma dívida", porque eles foram privados de "trabalho digno e genuíno" que lhes permita participar da sociedade, sendo obrigados a bater em portas que na maior parte permanecem fechadas"  e ainda consciencializar para a luta colectiva que deve haver e necessidade de questionarmos: “Quantos jovens hoje são vítimas do desemprego! Quantos deles já deixaram de procurar trabalho, resignados a contínuas rejeições ou à indiferença de uma sociedade que continua a premiar os habituais privilegiados e impede de afirmar-se a quem merece. O trabalho não é um dom graciosamente concedido a uns poucos recomendados: é um direito para todos!”.

Recorde-se que no encontro da Praia, terminado no domingo passado, os bispos da CPLP pediam mais projectos em favor dos jovens de modo a serem integrados no mundo do trabalho.

Contactos

DIOCESE DE SANTIAGO
Avenida Amílcar Cabral/Largo 5 de Outubro
CP 46 - 7600 Praia - Cabo Verde
Telf (00238) 2611119
Fax (00238) 2614599

Email: diocese@diocesesantiago.org