SECRETARIADO DIOCESANO DA JUVENTUDE PROMOVE A SEMANA DA SOBRIEDADE

O Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça acolhe, a partir de hoje, de 19 a 26 de Junho, um evento denominado "Semana da Sobriedade". As actividades têm início com uma conferência aberta, intitulada "Diante do mal social o álcool e outras Drogas, a emergência de uma pastoral da Sobriedade".

Diante dos males sociais advenientes do uso abusivo do álcool e outras drogas, a Igreja tem vindo a despertar a sociedade para as consequências desses vícios. A promoção de uma sociedade sóbria faz parte da missão da juventude católica.

Sendo os jovens parte integral e importante nesta luta contra o consumo do álcool e de outras drogas, o Secretariado Diocesano da Juventude tem em curso um programa de actividade de sensibilização e formação da camada juvenil.

Conforme explica a nota de imprensa do Secretariado diocesano, a Semana da Sobriedade é uma iniciativa que revela a consciência que mal que a falta de sobriedade em relação ao consumo do álcool e outras drogas  - causa à nossa sociedade. A juventude católica tem o grave dever de responder a este chamado propondo a sobriedade a todos e aos jovens em particular.

Também entende-se a grande necessidade de se convergir e potenciar os meios físicos, humanos e organizacionais nas paróquias e na diocese como um todo, para bem articular e vencer este mal que ameaça a dignidade da vida na nossa diocese.

O Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça, no Plateau, recebe nesta tarde a Diante do mal social o álcool e outras Drogas, a emergência de uma pastoral da Sobriedade", tendo como convidados Padres com experiência pastoral e representantes da campanha  «Menos Álcool mais Vida».

De 20 a 22 estão agendadas mini sessões de esclarecimento pelas estruturas paroquias nas paroquias. Dia 23 Manhã desportiva – mais desporto mais sobriedade, envolvendo desportistas e atletas, e uma equipa de Padres e serão desafiadas as pessoas a contribuírem com alimentos / e ou materiais  favor da Fazenda da Esperança (centro de recuperação).

Dia 24, cada paróquia organiza e jovens estarão distribuindo folhetos informativos depois das celebrações dominicais, para além de uma visita organizada à Fazenda  da Esperança. Terá lugar no dia 25 uma conferência intitulada "A co-dependência – frustrações, alegria e esperança!", no bairro de Safende, com  Grupo «Esperança Viva».