SECRETARIADO DA COMUNICAÇÃO PROMOVE DEBATE SOBRE A MENSAGEM DO PAPA PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

O Salão Paroquial Nossa Senhora da Graça acolhe esta quarta-feira dia 09 as 18 horas o debate sobre a mensagem do Papa para o dia das comunicações sociais que se assinala no dia 13 de Maio pela 52º vez.

O fenómeno das Fakes News nos médias tradicionais e digitais será o foco da mensagem. A iniciativa é do secretariado da comunicação da Diocese de Santiago e esta aberto a todos os órgãos da comunicação e da sociedade em geral.

O coordenador do secretariado da comunicação Padre José Álvaro avança que o que se pretende com este debate é a divulgação e debate da mensagem do Papa Francisco, “desejando com isso colaborar para a formação da consciência das pessoas para a importância do uso responsável da comunicação social na divulgação dos valores humanos e cristãos e na construção da paz social.

Para este responsável este ano o tema é particularmente importante e atual por versar sobre a verdade no Jornalismo e o fenómeno das FAKE NEWS nos media tradicionais e digitais. E destaca algumas questões:

Como analisar esta situação? Qual a sua dinâmica e seus interesses? Como enfrentar tal situação? Que contribuições dá a Igreja? Quais as propostas concretas do Papa? Qual o Papel da família, da Escola e outras instituições educativas e dos proprietários dos MEDIA na promoção de um jornalismo de Paz?

Estas e outras são questões que serão debatidas no encontro do próximo dia 09 às 18 horas no salão paroquial de Nossa Senhora da Graça.

"A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz» é tema proposto pelo Santo padre para o 52º dia mundial da Comunicação social.  O debate será moderado pelo Frei Gilson Frede, (Ofm, cap), director do mensário Terra Nova. Participarão depois no debate a jornalista Maria de Jesus Lobo (TCV) e o Frei Hipólito Barbosa, que já foi director da Rádio Nova. A apresentação da mensagem do Papa estará a cargo do Padre Adérito Rodrigues, licenciado em Comunicação.

Os jornalistas e todos os intervenientes no mundo da comunicação são convidados a reflectir sobre a sua postura e acção perante o princípio da verdade no contexto da comunicação social.