SÃO DOMINGOS ACOLHE NESTE DOMINGO A ORDENAÇÃO DE CINCO JOVENS

A diocese de Santiago estará em festa neste domingo, dia 01 de Julho. A Paróquia de São Nicolau Tolentino em São Domingos, ilha de Santiago recebe a ordenação presbiteral do diácono Eliseu Gonçalves e do Frei Odair Gonçalves.

A eucaristia solene torna-se ainda mais festiva com a ordenação diaconal dos seminaristas, Bruno Varela, Janilson Silva e António Martins. A festa deverá continuar no próximo domingo dia 08 de Julho na ilha do Fogo com a ordenação presbiteral do Frei Flávio Correia.

Em entrevista a este site, o Bispo da Diocese de Santiago, Cardeal Dom Arlindo Furtado, acredita que a diocese de Santiago vive um momento muito positivo e um momento alto não só para os ordinandos mas também para as comunidades e para a Igreja diocesana.

“A nossa Igreja está a ser fecunda, sinal de que o Espírito Santo está presente e actuando e as pessoas vão colaborando”, realça Dom Arlindo que entretanto assume que em diversas paragens tem havido um decréscimo de vocações, mas que em Cabo Verde, de uns anos para cá, a Igreja esta crescendo e relação as vocações sobretudo do lado masculino. Um número bastante expressivo de rapazes que se disponibilizam para a vida religiosa (nas congregações) seja a nível diocesano. “Um sinal da presença de Deus na igreja”.

Contudo não se pode falar de vocações sem falar do Seminário, que muito tem contribuído para o crescimento das vocações. O cardeal assegura estar convencido de que o Seminário sofreu profunda restruturação nos últimos anos, o que contribuiu favoravelmente  para os resultados positivos.

Apesar de muitas fragilidades, Dom Arlindo acredita que as famílias também têm tido um papel fundamental para o surgimento das vocações, sendo o suporte espiritual para os jovens.