SACRAMENTO DA ORDEM: “O SEMINÁRIO FOI ME CONTAGIANDO”: BRUNO VARELA

Bruno Varela é natural da Paróquia Nossa Senhora da Graça. Depois da formação filosofico-teológica e após o período de estágio na paróquia Nossa Senhora da Luz, Santiago, o Seminarista prepara-se agora para ser ordenado diácono.

Pelas mãos do Bispo da Diocese de Santiago, Cardeal Arlindo Furtado, o jovem seminarista Bruno Varela será ordenado diácono no próximo dia 01 de Julho.

Abordado por este site, o seminarista revela que iniciou a caminhada ainda no seio da família. Ingressou no seminário com apenas 14 anos onde se sentiu atraído «sem saber bem os porquês». Fez o Propedêutico no Seminário de Caparide e o Mestrado Integrado de Teologia na Universidade Católica de Lisboa, estando no Seminário dos Olivais.

Depois de regressar a Cabo Verde em Setembro do ano passado, iniciou o estágio na Paróquia Nossa Senhora da Luz, Interior de Santiago. Passados10 meses, ele receberá o diaconado, segundo grau do sacramento da ordem. O sentimento é de “gratidão a Deus”, diz o seminarista.

“O Senhor nos escolhe para alem das nossas fragilidades. Por isso, sinto-me muito grato por me sentir escolhido, apesar das minhas fragilidades”. Questionado sobre as dificuldades em responder ao chamamento, apesar de ter uma relação muito próxima com o seminário, o entrevistado reconhece que a caminhada se fez «não sem dificuldades», mas revela que foi uma resposta paulatina.

Por isso acredita que no dia 01 de Julho será a confirmação de uma resposta que foi dada desde das suas origens, fruto de muita oração pelas vocações que se fazia em casa dos avós onde ele passava a maior parte do tempo.

O Bruno confessa que desde muito cedo teve uma relação muito próxima com o Seminário de São José, Praia. “O Seminário foi-me contagiando, porque parecia um sítio «misterioso», que me chamava atenção sem saber o porquê”. Sentia-me muito atraído pela maneira de viver dos seminaristas.

Bruno Varela ressalta que há várias escolhas à disposição dos jovens. Estes não estão muito voltados para a escuta,  ainda há jovens que escutam existem os que Deus escolhe para O servir. «A prova disso são as ordenações que acontecem no dia 01 de Julho», conclui.

O seminarista desafia os jovens à escuta, apostando no silêncio, «pois Deus fala no silêncio». Desafia os jovens a «apreender a escutar a voz de Deus que chama para as diferentes vocações».