PROJETO SAKUTAJOVEM: “PRETENDEMOS ESCUTAR OS JOVENS ATRAVÉS DA PALAVRA DO SENHOR”

Sheila Sanches, uma das dinamizadoras do projeto SakutaJovem mostra-se entusiasmada e fala das suas motivações.

Sakuta Jovem é um projecto que propõe uma cultura de escuta, primeiro a todos os jovens cabo-verdianos, cristãos católicos ou não, à Igreja e à Sociedade Cabo-verdiana: que se escutem os jovens, que os jovens escutem a sua comunidade e que a sociedade e jovens que escutam uns aos outros.

Em entrevista a este site, a jovem jornalista diz que o propósito é escutar os jovens através da Palavra do Senhor, assim como dizia o Santo Padre.”A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. A escutamos com os ouvidos, passa pelo coração, não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração e do coração passa às mãos, às boas obras,“ cita a entrevistada.

Ate porque os jovens devem e precisam ser levados a sério. Segundo Sheila, para que isso aconteça é preciso ir de encontro aos caminhos que os jovens fazem e usar algumas estratégias para fazer com que os jovens sintam que há pessoas interessadas em escutá-los e ajudá-los a na caminhada e a vencer.

Porém, considera que a maior estratégia é a evangelização através de linguagens adequadas, pois “a Palavra de Jesus é sempre uma coisa boa para se ouvir. Falo de uma evangelização atenta que toca, que encanta o coração da juventude.

Uma das estratégias para fazer passar várias mensagens positivas e motivadoras, é através de teatro, poemas, dança, música, performance, debates e entre outras actividades que os motiva a uma reflexão de que o caminho certo é seguir Cristo, admite.

Para a concretização deste projecto pretendemos ir aonde os jovens vão, revela a dinamizadora do Projecto, que se mostra expectante em relação aos jovens, acreditando que o projecto levara os jovens a encontrarem-se com Cristo na Igreja, para se tornarem cristãos adultos no mundo.