PRESENÇA CAPUCHINHA EM CABO VERDE: «70 ANOS DE SEMENTEIRA DA PAZ E DO BEM, NESTAS ILHAS”: FREI ANTÓNO FIDALGO

Os frades capuchinhos ainda respiram a celebração dos 70 anos da presença capuchinha´ em Cabo Verde. A eucaristia do fim do retiro espiritual conduzido pelo Frei António Andrade Café, foi também para agradecer a Deus pelo aniversário da consagração religiosa ou de ordenação sacerdotal de alguns capuchinhos de Cabo Verde.

A este site o provincial referiu que nas suas intervenções diárias, o orientador deixou-se iluminar pelo pensamento do Papa Francisco sobre a Vida Consagrada na Igreja.

A beleza da vida consagrada, a beleza específica duma vida pautada pela vivência do Evangelho à  maneira de S. Francisco de Assis”, o lugar da oração que é semelhante ao papel da água na vida da planta, o exemplo de Maria,  mulher do serviço silencioso e humilde, foram alguns dos temas tratados pelo frei Andrade. 

De realçar que os frades tiveram no fim do retiro um diálogo muito construtivo acerca do futuro das obras que o Padre Ottavio Fasano vem dirigindo em Cabo Verde através da Associação Solidariedade e Desenvolvimento.

Frei António Fidalgo mostra-se maravilhado com o que considera “a espantosa forma como Deus nos ama, que é fonte de alegria para todos consagrados e motiva a missão de levar essa alegria a todos.

No final da Eucaristia o provincial evocou, à luz do Evangelho da parábola do semeador, os 70 anos de sementeira da Paz e do Bem, nestas ilhas, muitas vezes no meio de “pedras e de espinhos”.

A culminar a vivência dos 70 anos da acção evangelizadora dos frades Capuchinhos nestas ilhas, os frades e toda a igreja de Cabo Verde se alegraram com a ordenação sacerdotal do frei Samuel, natural de S. Lourenço dos Orgãos, Ilha de Santiago.

 ARTIGOS RELACIONADOS.

  1. Retiro Espiritual dos Capuchinhos na Praia
  2. 70 anos da presença Capuchinha em CV

Contactos

DIOCESE DE SANTIAGO
Avenida Amílcar Cabral/Largo 5 de Outubro
CP 46 - 7600 Praia - Cabo Verde
Telf (00238) 2611119
Fax (00238) 2614599

Email: diocese@diocesesantiago.org