PRESENÇA CAPUCHINHA EM CABO VERDE: «70 ANOS DE SEMENTEIRA DA PAZ E DO BEM, NESTAS ILHAS”: FREI ANTÓNO FIDALGO

Os frades capuchinhos ainda respiram a celebração dos 70 anos da presença capuchinha´ em Cabo Verde. A eucaristia do fim do retiro espiritual conduzido pelo Frei António Andrade Café, foi também para agradecer a Deus pelo aniversário da consagração religiosa ou de ordenação sacerdotal de alguns capuchinhos de Cabo Verde.

A este site o provincial referiu que nas suas intervenções diárias, o orientador deixou-se iluminar pelo pensamento do Papa Francisco sobre a Vida Consagrada na Igreja.

A beleza da vida consagrada, a beleza específica duma vida pautada pela vivência do Evangelho à  maneira de S. Francisco de Assis”, o lugar da oração que é semelhante ao papel da água na vida da planta, o exemplo de Maria,  mulher do serviço silencioso e humilde, foram alguns dos temas tratados pelo frei Andrade.

De realçar que os frades tiveram no fim do retiro um diálogo muito construtivo acerca do futuro das obras que o Padre Ottavio Fasano vem dirigindo em Cabo Verde através da Associação Solidariedade e Desenvolvimento.

Frei António Fidalgo mostra-se maravilhado com o que considera “a espantosa forma como Deus nos ama, que é fonte de alegria para todos consagrados e motiva a missão de levar essa alegria a todos.

No final da Eucaristia o provincial evocou, à luz do Evangelho da parábola do semeador, os 70 anos de sementeira da Paz e do Bem, nestas ilhas, muitas vezes no meio de “pedras e de espinhos”.

A culminar a vivência dos 70 anos da acção evangelizadora dos frades Capuchinhos nestas ilhas, os frades e toda a igreja de Cabo Verde se alegraram com a ordenação sacerdotal do frei Samuel, natural de S. Lourenço dos Orgãos, Ilha de Santiago.

ARTIGOS RELACIONADOS.

1. Retiro Espiritual dos Capuchinhos na Praia