PREPARAÇÃO SÍNODO 2018: “OS JOVENS NÃO SÃO SÓ O FUTURO, ELES SÃO O PRESENTE” PADRE JOÃO CHAGAS

PREPARAÇÃO SÍNODO 2018: “OS JOVENS NÃO SÃO SÓ O FUTURO, ELES SÃO O PRESENTE” PADRE JOÃO CHAGAS

“Os jovens não são só o futuro, eles são o presente” foi assim que o Padre João Chagas começou por se dirigir aos jovens na noite de ontem, 23 durante um encontro realizado pelo Secretariado Diocesano da Juventude na linha da preparação do Sínodo dos jovens 2018.

A XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Jovens 2018 que se realizará em Outubro de 2018 sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” proposto pelo Papa Francisco, é um sinal do valor que a Igreja dá aos jovens e revela a preocupação de os conhecer e envolver cada vez no processo da evangelização do mundo juvenil na cultura actual.

Vindo de Roma, o padre brasileiro João Chagas, trabalha no Vaticano veio para ajudar os jovens na preparação dos jovens da diocese de Santiago para o Sínodo sobre os jovens.

Durante uma conferência proferida ontem no salão de um Sindicato em Vila Nova, o missionário da comunidade católica SHALOM abordou o referido tema do Sínodo dos bispos ajudando os jovens a perceberem de uma forma mais profunda os objetivos do encontro mundial dos bispos em que os jovens terão vez e voz. Um questionário será enviado para permitir essa participação mais ampla possível.

O padre mostrou claramente a intenção do Santo Padre em querer dar voz aos jovens. “A Igreja não quer só que os estudiosos digam o que pesam dos jovens”- Daí a necessidade da elaboração do questionário online, em http://youth.synod2018.va, perguntando a opinião dos próprios jovens.

O questionário é direcionado a jovens do mundo inteiro, sem distinção de religião.

Após várias abordagens em torno do tema e de partilhas de experiências, ele apelou aos jovens a responderem o questionário de modo a serem escutados. Ressaltou a importância da juventude para a Igreja e para o mundo, considerando os jovens não apenas o futuro, mas também o presente.

A presença do missionário em Cabo Verde revela a importância dos jovens cabo-verdianos para a Igreja. Ao site da Diocese de Santiago, o padre João Chagas considerou que não existe nenhum lugar no mundo que possa ser considerado “periférico”, pois o Papa Francisco trouxe para o centro da atenção da Igreja todos os que um dia já se sentiram periferia do mundo dando como exemplo a nomeação de Dom Arlindo como Cardeal.

Ainda durante os dias, 24, 25 e 26, o Pe. João vai orientar um encontro com os jovens da Diocese de Santiago que terá lugar em São Salvador do Mundo e tem como objetivo a preparação dos jovens para o grande acontecimento mundial Sínodo dos BISPOS sobre os jovens em Outubro de 2018.