DIOCESE DE SANTIAGO CONCLUI PLANO PASTORAL PARA 2017 - 2020

«Pertença a Cristo, nossa alegria e missão» é o lema do Plano Pastoral trienal elaborado pelo Conselho Pastoral da Diocese de Santiago. O Bispo da diocese de Santiago, Cardeal Dom Arlindo Furtado, apresentou ontem no final da eucaristia em honra de S. Tiago Menor, padroeiro da diocese de Santiago, o plano pastoral trienal elaborado pelo Conselho Pastoral Diocesano tendo como TEMA GERAL a «Pertença a Cristo, nossa alegria e Missão».

O documento coordenado pelo Pe. João Augusto Martins, vigário geral  Diocesano de Santiago, coloca como objetivo o fomentar uma pastoral de conjunto, baseada da comunhão efectiva entre todos os fiéis, párocos, religiosos e agentes da pastoral entre si e de todos com o Bispo.

O plano pastoral propõe um investimento na Formação e Espiritualidade a nível paroquial em diversas áreas, incluindo formação intensiva e retiros para jovens, pedido insistente dos jovens. Por isso, «cada paróquia deverá acolher 6 sessões de formação». Para que o plano se realize seguindo «a dinâmica da fecundidade dos primeiros tempos da diocese». D. Arlindo pediu aos sacerdotes e aos fiéis em geral «um grande e efectivo envolvimento, como família diocesana».

«Nós formamos uma família e os membros das famílias se encontram, colaborando para o bem da família, assim também a família diocesana. Nôs é ka por si, nem nu ka fidjo di gafanhoto», disse o bispo, justificando que temos um projecto, uma origem e identidade que devemos defender.

O vigário geral estimula os párocos «a se sentarem com os seus colaboradores, a aprofundar e nteriorizar os conceitos e as dinâmicas propostas». O mesmo acredita que aos poucos «se vai conhecer, divulgar e concretizar na paróquia o plano pastoral trienal da nossa diocese».

 

ARTIGOS RELACIONADOS

  1. Papa pede aos padres para falarem ao «coração» e não fazerem «homilias demasiado intelectuais»

  2. «O ARDOR MISSIONÁRIO DEVE SER A MARCA DA IGREJA DE SANTIAGO DE CABO VERDE COMO NOS PRIMEIROS TEMPOS» D. ARLINDO

  3. Trump visita Papa Francisco na sua primeira viagem como presidente

Contactos

DIOCESE DE SANTIAGO
Avenida Amílcar Cabral/Largo 5 de Outubro
CP 46 - 7600 Praia - Cabo Verde
Telf (00238) 2611119
Fax (00238) 2614599

Email: diocese@diocesesantiago.org