DIOCESE DE SANTIAGO CONCLUI PLANO PASTORAL PARA 2017 - 2020

«Pertença a Cristo, nossa alegria e missão» é o lema do Plano Pastoral trienal elaborado pelo Conselho Pastoral da Diocese de Santiago. O Bispo da diocese de Santiago, Cardeal Dom Arlindo Furtado, apresentou ontem no final da eucaristia em honra de S. Tiago Menor, padroeiro da diocese de Santiago, o plano pastoral trienal elaborado pelo Conselho Pastoral Diocesano tendo como TEMA GERAL a «Pertença a Cristo, nossa alegria e Missão».

O documento coordenado pelo Pe. João Augusto Martins, vigário geral  Diocesano de Santiago, coloca como objetivo o fomentar uma pastoral de conjunto, baseada da comunhão efectiva entre todos os fiéis, párocos, religiosos e agentes da pastoral entre si e de todos com o Bispo.

O plano pastoral propõe um investimento na Formação e Espiritualidade a nível paroquial em diversas áreas, incluindo formação intensiva e retiros para jovens, pedido insistente dos jovens. Por isso, «cada paróquia deverá acolher 6 sessões de formação». Para que o plano se realize seguindo «a dinâmica da fecundidade dos primeiros tempos da diocese». D. Arlindo pediu aos sacerdotes e aos fiéis em geral «um grande e efectivo envolvimento, como família diocesana».

«Nós formamos uma família e os membros das famílias se encontram, colaborando para o bem da família, assim também a família diocesana. Nôs é ka por si, nem nu ka fidjo di gafanhoto», disse o bispo, justificando que temos um projecto, uma origem e identidade que devemos defender.

O vigário geral estimula os párocos «a se sentarem com os seus colaboradores, a aprofundar e nteriorizar os conceitos e as dinâmicas propostas». O mesmo acredita que aos poucos «se vai conhecer, divulgar e concretizar na paróquia o plano pastoral trienal da nossa diocese».