PEREGRINOS DE CABO VERDE EM FÁTIMA COM O PAPA

Os Peregrinos da Diocese de Mindelo e da Diocese de Santiago juntam-se a milhares de fiéis no Santuário de Fátima para celebrar o centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos e canonização de Francisco Marto e Jacinta Marto.

As aparições de Fátima são um acontecimento marcante na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram para inúmeras pessoas e pela sua extensa divulgação no mundo, mas também pela sua íntima ligação à mensagem evangélica, pela profundidade com que marcam a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos.

Conforme o site da Diocese de Mindelo, os peregrinos de Mindelo viajaram para Portugal numa comitiva liderada por Dom Ildo Fortes, conta com os padres Paulo Vaz e Benvindo Rodrigues e com, aproximadamente, meia centena de pessoas dalgumas das ilhas que compõem a Diocese de Mindelo. Já os peregrinos da Diocese de Santiago viajaram assistidos pelo sacerdote António Leal.

O primeiro contacto dos peregrinos com o Papa Francisco aconteceu quando o peregrino da esperança e da paz visitava a Capelinha das Aparições, após a sua chegada à Base Militar de Monte Real.

Francisco é o quarto Papa a visitar Fátima depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010). E tal como a visita de Paulo VI, Francisco centra a visita exclusivamente na Cova da Iria.